FINALIDADE

Este curso tem como finalidade preparar os formandos para:
– conhecerem os mecanismos de informação e desinformação no ambiente digital;
– aprenderem a identificar “notícias falsas” (“fake news”);
– usarem as várias ferramentas digitais disponíveis para fazer a verificação de informação.

Os formandos deverão ficar a conhecer as estratégias e métodos usados para propagar notícias falsas, deverão ser capazes de as identificar e deverão ser capazes de as desmascarar como falsas.

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se preferencialmente a quem exerça ou pense vir a exercer funções em meios de comunicação social, sobretudo no ambiente digital. O curso é particularmente relevante para jornalistas em exercício, mas pode ser útil a todos os profissionais que trabalhem nesta área, assim como aos cidadãos comuns preocupados com a credibilidade dos meios de informação no ambiente digital.

PROGRAMA

16 H

Fundamentos do jornalismo na era digital
Breve história da desinformação nos meios de comunicação social
Tipos de regulação da desinformação
O que é uma notícia falsa?
Tipos de desinformação no ambiente digital
Ferramentas de identificação de notícias falsas

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos ser capazes de:
– Compreender os fundamentos do jornalismo na era digital;
– Identificar uma notícia falsa;
– Identificar e conhecer os tipos de desinformação existentes no ambiente digital;
– Identificar e conhecer os tipos de regulação da informação na era digital;
– Saber usar as ferramentas para identificar e desmistificar notícia falsas;

TAXA DE FREQUÊNCIA

35 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

METODOLOGIA

A execução do presente plano de formação preconiza uma metodologia predominantemente demonstrativa e ativa. Será utilizado o método expositivo participado, através de sessões online síncronas e da distribuição de material de apoio, e serão privilegiados o método demonstrativo e o trabalho autónomo, com apoio a distância, visando a aquisição de competências por parte dos formandos e a autonomia progressiva na generalização dos saberes a novas situações.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt