ANABELA GONÇALVES

ANABELA GONÇALVES

É animadora na M80 desde o primeiro dia da Rádio. Começou em 2001 na 90Fm e passou pela 105.4Cascais, Best RockFm, entre outras. Licenciada em Jornalismo na Universidade de Coimbra, bateu à porta da TVI e experimentou jornalismo televisivo.

Faz produção de conteúdos on air. Aprender a escrever e a contar histórias de forma diferente e melhor ao microfone. Simples? Não fosse a simplicidade das fórmulas mais difíceis, e o desafio não seria o mesmo.

Dá a voz a anúncios e a outras produções audiovisuais. Fez Teatro e teve formação nessa área e de canto. Speaker e apresentadora de espectáculos faz questão de mostrar aos nervos que falar em público pode meter medo “mas não morde” e que “quem manda na minha voz sou eu”.

Multitasker por natureza, empowered pela dedicação. Hoje é ainda responsável pela Comunicação de eventos como o National Geographic Exodus Aveiro Fest. Dirigiu essa área e a de Social Media no Teatro Experimental de Cascais entre 2015 e 2017 e aqui, o som que mais gosta é o da respiração das salas esgotadas com gente a sorrir.

CCP F663776/2018

CARLOS RALEIRAS

CARLOS RALEIRAS

Jornalista desde os 18 anos. Quadro da TSF durante 14 anos e colaborador permanente da Sport Tv entre 1999 e 2005.

Experiência nos mais variados contextos jornalísticos sobretudo em grande reportagem em vários pontos do globo com alguns trabalhos premiados, nomeadamente: 1999 “Furacão Mitch” – Menção Honrosa da Casa da Imprensa, 2005 “Imigrantes – Fronteiras à Margem do Sonho” – Grande Prémio de Jornalismo do ACIME – Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.

Fundador e responsável editorial da produtora de rádio e televisão PGM desde 2005.

CCP F581465/2012

MIGUEL VAN-DER KELLEN

MIGUEL VAN-DER KELLEN

Professor Assistente e Monitor de Aprendizagem, com ampla experiência de sonoplastia na área da pós-produção, está associado a programas como Serviço de Saúde, Falar Global, entre outros.

Faz locução de programas e foi voz de anúncios e personagens de animação.

Mestrando em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa.

CCP F631683/2015

NUNO CASTILHO DE MATOS

NUNO CASTILHO DE MATOS

É jornalista e trabalha em rádio há quase 20 anos.

Dirige a informação das rádios da Bauer Media Audio Portugal (Comercial, M80, Smooth FM e Cidade FM). Esteve no projeto da rádio de palavra Rádio Clube Português (RCP), onde foi repórter, editor de noticiários e de programas de informação e chefe de redação.

Foi repórter da TSF, em 2006, e começou a carreira de jornalista na Rádio Voz de Alenquer e jornal Nova Verdade (Alenquer), em 2004.

É licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP e tem uma pós-graduação em Comunicação Estratégica e Assessoria Mediática do ISLA. Nos últimos anos, tem dado formação no Cenjor e leciona na Pós-Graduação em Jornalismo ISCTE/Media Capital/Bauer Media Audio Portugal.

É um apaixonado por áudio, desde a rádio aos podcasts.

CCP Isento ao abrigo do n.º 2 do artigo 2.º da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio.

PAULO ALEXANDRE SANTOS

PAULO ALEXANDRE SANTOS

É jornalista há mais de 20 anos, com passagem pela televisão e pela imprensa, mas sempre foi a rádio que o ‘prendeu’.

Ao longo desse período, foi preenchendo o currículo dando aulas, formação, criando conteúdos e sem perder vista as novas tecnologias.

A produção de podcasts é um dos vários interesses que alimenta, em particular sobre desporto e assuntos europeus.

CCP F675975/2019

RITA COLAÇO

RITA COLAÇO

Rita Colaço nasceu em Mação, em 1979. Licenciou-se em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa e fez o Curso de Especialização em Jornalismo no CENJOR, concluído em 2002. Estagiou na TSF e está na Antena 1 desde 2003, onde se especializou em grandes reportagens. Desde 2017, coordena as grandes reportagens da rádio pública.

Multipremiada a nível nacional e internacional, destacando-se o prémio Gazeta de Rádio em 2012 e 2015. Em 2018 e 2023, foi nomeada para o Prix Europa, na categoria de Melhor Investigação Áudio. Em 2019, foi finalista do Prémio Gabo, o mais prestigiado prémio de jornalismo da América Latina. Em 2022, foi nomeada para o URTI International Radio Grand Prix, o maior prémio de rádio da Europa. Em 2020, foi selecionada para o IFC (The International Feature Conference), uma das mais importantes conferências de jornalismo do mundo.

Além da sua atividade como jornalista, Rita Colaço é formadora de reportagem áudio e autora do podcast “O som da minha vida”, que conta e reconstitui as memórias sonoras de pessoas anónimas.

CCP EDF 541087/2010

Indicação não exaustiva dos colaboradores que integram a bolsa de formadores do Cenjor. A equipa formativa de cada ação será designada na fase de preparação da mesma (consultar calendário).