FINALIDADE
DESTINATÁRIOS
PROGRAMA
OBJETIVOS GERAIS
No final do curso, os formandos deverão saber:
– Distinguir os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal, as competências exigíveis ao formador e o seu papel nos diversos sistemas em que intervém;
– Fazer uma autoavaliação face ao perfil de competências desejável, conseguindo identificar as suas características pessoais na interação pedagógica;
– Preparar/planificar sessões de ensino/aprendizagem, tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação;
– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa.
– Desenvolver e dinamizar sessões de formação, na sua área de atividade, sabendo escolher, conceber e aplicar os métodos e técnicas pedagógicas mais adequadas aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto da formação;
– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
– Assumir uma relação pedagógica facilitadora dos processos de aprendizagem, adequando-os à especificidade do indivíduo adulto e do grupo em formação;
– Identificar os aspetos a melhorar no seu desempenho como formadores;
– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
TAXA DE FREQUÊNCIA
270 euros.
As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.
METODOLOGIA
Avaliação formativa (contínua) para diagnosticar a forma como o formando acompanha o processo de formação-aprendizagem e avaliação sumativa do módulo, registadas na Ficha de Observação de Participantes por Módulo e na Ficha de Sistematização dos Participantes nas Avaliações Intermédias.
Serão utilizados como instrumentos de avaliação os exercícios/ atividades preconizados na Bateria de Exercícios do Módulo 8 constante do Referencial, incluindo a aplicação de um teste que servirá para aferir os conhecimentos dos formandos sobre a Avaliação.
AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.
Para mais informações, contactar Helena Rodrigues da Silva – tlf. geral: 218855000 / direto: 218855003 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: hsilva@cenjor.pt