FINALIDADE

Este curso tem como finalidade preparar os formandos para os novos desafios comerciais dos meios de comunicação digitais, nomeadamente enquanto ferramenta de promoção de meios de comunicação digital.
O objetivo é compreender e dominar a conceção, implementação e desenvolvimento do formato de publicidade online da Google.
Os formandos deverão ser capazes de identificar os formatos disponíveis, as métricas associadas e os modos de implementação e controlo, de forma a que sejam capazes de compreender como tirar partido da plataforma Google Ads para a sustentação económica de um projeto de conteúdos jornalísticos.

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se preferencialmente a destinatários, de áreas comerciais ou outras, que exerçam ou pensem vir a exercer atividade profissional em meios de comunicação social online, parcial ou totalmente suportados por publicidade.

OBJETIVOS

No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
– Compreender a lógica da publicidade em Google;
– Identificar e caracterizar os vários tipos de segmentação possíveis;
– Identificar e caracterizar os elementos que determinam o custo;
– Compreender e saber identificar as principais métricas de análise para otimização.

PROGRAMA

Google Ads: Display, Search, Video e Shopping– Introdução ao Google Ads
– O que é e como funciona o Google Ads
– Conceitos gerais e principais vantagens
– Principais tipos de campanhas que podem ser efetuadas na plataforma Google Ads:
• Search Ads (rede pesquisa e Google Shopping),
• Display Ads, Video Ads (na rede Display e no YouTube),
• Mobile, inApps e GSPs (GMail)
– Anatomia de uma conta Google Ads
– Visão geral das funcionalidades de uma conta
– Criação de uma conta Google Ads.

– Segmentação
– Rede de Pesquisa & Display
– Segmentação por palavras-chave
– Segmentação Geográfica e por Idioma
– Segmentação por dispositivo
– Segmentação por horário

– Ferramentas do Google Ads
– Histórico de alterações
– Oportunidades
– Previsão e diagnóstico de anúncios
– Planeador de palavras-chave

– Lances e Orçamento

– Anúncios
Os vários formatos de anúncios e anúncios da rede de pesquisa
– Políticas editoriais do Google Ads e boas práticas na criação de anúncios
– Principais extensões em Google Ads
– Anúncios de pesquisa dinâmicos

– Campanhas Google Ads – Search Ads
– Índice de Qualidade
– Keywords, keywords Negativas.
– Classificação do Anúncio
– CPC Real
– Criação dos anúncios para a rede de pesquisa
– Setup da campanha e definições de segmentações (Parceiros de Pesquisa e rede display)

– Segmentação para a Rede de Display
– Posicionamentos
– Lista de Interesses/Tópicos
– Remarketing
– Segmentação demográfica
– Segmentação contextual com Palavras-Chave

– Campanhas na Rede de Display
– Setup da campanha
– Tamanhos e formatos para anúncios de display
– Gerar anúncios
– Estruturar e implementar a campanha e grupos de anúncios
– Planeador da Rede de Display

– Análise de Resultados

– Otimizar o desempenho
– Otimizar campanhas e Grupos de anúncios
– Otimizar índice de qualidade
– Informações de leilões

INSCRIÇÕES

EMPREGADOS
– Taxa de inscrição fixa (20,00 €), não sujeita a desconto, não reembolsável, a ser paga até 5 dias úteis antes do início do curso. A inscrição só se considera válida após pagamento da taxa de inscrição.
– Taxa de frequência, pagável até ao 1º dia da formação.

No final da formação, todos aqueles que pagaram taxa de inscrição e que tenham terminado com sucesso o curso ficam com um crédito, correspondente à taxa de inscrição, com validade de 12 meses, que pode ser única e exclusivamente utilizado para se inscreverem num novo curso no Cenjor. Ou seja, podem, no prazo de 12 meses, frequentar mais uma ação sem voltar a pagar taxa de inscrição.

DESCONTOS
Desconto de 50% na taxa de frequência para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

DESEMPREGADOS
Os desempregados beneficiam da isenção na taxa de inscrição e de frequência. Para usufruir da isenção deverão apresentar uma declaração, atualizada, confirmando a inscrição no Centro de Emprego.

As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt