FINALIDADE

A presente ação organiza-se como Formação Modular Certificada, correspondente a uma Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD 5440) do Catálogo Nacional de Qualificações.

Esta ação de formação destina-se a profissionais que necessitem de utilizar a assertividade como técnica de comunicação eficaz na interação com outros, quer em contexto pessoal, quer profissional.

DESTINATÁRIOS

Profissionais que necessitem de utilizar a assertividade como técnica de comunicação eficaz na interação com outros, quer em contexto pessoal, quer profissional.

PROGRAMA

25 horas  (UFCD 5440 do C.N.Q.)

Comunicação interpessoal
– Elementos básicos do processo comunicacional
– Determinantes da comunicação eficaz
– Estilos comunicacionais
– A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho

Estilos de comportamento e comportamento assertivo
– Estilos típicos de comportamento
– Dimensões do comportamento assertivo
– Componente emocional da assertividade
– Desenvolvimento da assertividade

OBJETIVOS GERAIS

Pretende-se, com esta ação de formação, que os/as formandos/as desenvolvam competências para utilizar a assertividade como técnica potenciadora da eficácia da comunicação interpessoal.

TAXA DE FREQUÊNCIA

50 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Esta ação desenvolve-se em várias dimensões: partilha de experiências, exercícios, trabalhos de grupo, visualização de vídeos e resolução de casos práticos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar Ana Cristina Vieira – tlf.: 218855004 • e-mail: avieira@cenjor.pt