CARLOS RALEIRAS

CARLOS RALEIRAS

Jornalista desde os 18 anos. Quadro da TSF durante 14 anos e colaborador permanente da Sport Tv entre 1999 e 2005.

Experiência nos mais variados contextos jornalísticos sobretudo em grande reportagem em vários pontos do globo com alguns trabalhos premiados, nomeadamente: 1999 “Furacão Mitch” – Menção Honrosa da Casa da Imprensa, 2005 “Imigrantes – Fronteiras à Margem do Sonho” – Grande Prémio de Jornalismo do ACIME – Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.

Fundador e responsável editorial da produtora de rádio e televisão PGM desde 2005.

CCP F581465/2012

CRISTINA GUERREIRO

CRISTINA GUERREIRO

Nasceu em 1961, formadora no Cenjor desde 1996, tem garantido assessoria técnica e direção pedagógica em formação profissional.

Colaboradora da Revista Sábado (2005), chefe de redação da revista Frutas, Legumes e Flores (1996/97) e jornal Público desde 1992.

Curso de MediaCoach Initiative/UE (2019), especialização Jornalismo/Imprensa da Academia Francesa/CFPJ Paris (1994), curso de Formação Geral em Jornalismo do Cenjor (1991), frequência universitária do curso de Psicologia, no ISPA.

CCP EDF 2244/2003

ELSA LEMOS

ELSA LEMOS

Mestre e Pós-Graduada em Guerra de Informação e Competitive Intelligence pela Academia Militar.

Tem dedicado o seu trabalho à formação de Forças de Segurança, Militares e civis.

É formadora certificada na área comportamental, gestão e comunicação de crises e formação de formadores. É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona.

CCP EDF 38722/2004 DL

FERNANDA DE OLIVEIRA RIBEIRO

FERNANDA DE OLIVEIRA RIBEIRO

É jornalista da SIC desde a fundação do canal, onde desempenha funções de apresentadora de informação e repórter.

É licenciada em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1988).

No Cenjor, frequentou o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e é formadora, desde 2018, nas áreas do jornalismo televisivo e comunicação.

CCP F663714/2018

INÊS MARTINS

INÊS MARTINS

Lecciona nos Ensinos Oficiais e Particulares, desde 1982, nas áreas da Formação Musical, Canto, e Técnica Vocal.

Tem trabalhado com cantores, actores, jornalistas, comunicadores, e todos os que têm interesse em conhecer e expandir os potenciais da sua própria voz, permitindo-lhes adquirir ferramentas necessárias para uma boa comunicação oral, cantada e falada.

É formadora acreditada pelo Conselho Cientifico-Pedagógico para a Formação Contínua de Professores nas Áreas da Expressão Vocal e Musical.

Cantora do Coro Gulbenkian desde 1982, com actividade regular em concertos, óperas, gravação de discos e dvd, tanto nacionais como internacionais.

CCP F642780/2016

JOÃO ABREU

JOÃO ABREU

Jornalista desde 1999, iniciou-se no que viria a ser a revista Focus, Grupo Impala. Nesse ano, foi estagiar para o CNL (Canal de Notícias de Lisboa) onde foi pivô de informação.

Transitou para a SIC Notícias. Começou como pivô dos jornais de desporto. Fez o Jornal da Meia Noite e apresentou as noites informativas do fim de semana. Apresentou programas de desporto: O Dia Seguinte, Tempo Extra e Play-off.

Atualmente acumula as funções de coordenador de fim de semana da SIC Notícias.

CCP F624719/2014

JOSÉ CARLOS ARAÚJO

JOSÉ CARLOS ARAÚJO

Entre 1987 e 1997, Locutor/Animador na Rádio Voz de Almada, entre 1994 e 2006 passou pela RTP, TVI, Rádio Capital e RDP-Antena3, na apresentação de programas como “Parque Maior”, “Big Brother Extra”, “Manhãs da 3” entre outros.

Autor e editor da rubrica “As Canções do Milénio”, em 1999, que deu origem a 2 cd’s.

Desde 2009, apresentação e edição de noticiários na TVI24.

Licenciatura em Gestão, pela Universidade Lusíada de Lisboa.

CCP EDF 1691/98 DL

JOSÉ MORENO

JOSÉ MORENO

José Moreno é licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP-UTL, tem mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL e está a frequentar o doutoramento em Ciências da Comunicação na mesma instituição, estudando as temáticas referentes às tecnologias de informação e comunicação digitais.

É jornalista desde 1992, com um percurso de redator, chefe de redação e diretor de títulos semanais e mensais da imprensa especializada. Nos últimos seis anos foi responsável pelo desenvolvimento da área digital na Motorpress Lisboa, preparando e formando as redações para a utilização das tecnologias de informação e comunicação digitais.

CCP F663383/2018

JOSÉ VEGAR

JOSÉ VEGAR

Nasceu em 1969, e é jornalista desde 1989.

Trabalhou no Semanário e no Expresso, entre outros, nas áreas de Defesa, Segurança e Conflitos Armados.

Tem publicado livros de não –ficção e ficção, e é investigador académico desde 2003.

Doutorando em Sociologia/Mestre em Comunicação e Cultura.

CCP Isento ao abrigo do n.º 2 do artigo 2.º da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio.

MIGUEL CRESPO

MIGUEL CRESPO

Jornalista desde 1989, formador do Cenjor desde 2001, coordena atualmente a área de jornalismo online e multimédia e é vogal do Conselho Técnico-Pedagógico.

Foi publisher, diretor e consultor de publicações como Top Gear, Empire, PlayStation, entre outras. Passou pelo Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público.

Curso de MediaCoach Initiative/UE (2019).

Doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL, estudou Sociologia na FCSH/UNL e Engenharia Mecânica no IST.

CCP EDF 431/97 DCR

MÓNICA MENEZES

MÓNICA MENEZES

Jornalista, escritora, apaixonada por palavras e por encontrar novas fórmulas de lhes dar vida.

Já escreveu tanto para revistas cor-de-rosa como para jornais ditos de referência. Já escreveu histórias do virar da esquina como do outro lado do mundo.
Já passou para o papel inúmeras histórias de amor e outras tantas de tristeza e tragédia.

Publicou dois livros, mas no seu currículo constam muitos mais, dado que tanto escreve livros institucionais como é ghostwriter.

Já deu aulas de Escrita Criativa e de Personagens para Ficção.

CCP F654273/2017

SOFIA BRANCO

SOFIA BRANCO

Curso de MediaCoach Initiative/UE (2019) e formadora do Cenjor.

Coordenadora de estágio e formação na agência noticiosa LUSA desde 2017.

Presidente do Sindicato dos Jornalistas desde 2015.

Mestre em Direitos Humanos pelo European Inter-University Centre for Human Rights and Democratisation (2004).

Licenciada em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1995).

CCP F642746/2016

VÍTOR TOMÉ

VÍTOR TOMÉ

Doutorado em Ciências da Educação – Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação (Uni. Lisboa), pós graduado em Tecnologias Educativas (Uni. Lisboa) e licenciado em Professores do Ensino Básico (IPCB).

É formador de professores desde 2008, acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua, tendo formado docentes em vários pontos do País. Tem experiência na formação inicial de professores (IPCB), na formação de 2º Ciclo do Superior (UNL, IPCB) e 3º Ciclo do Superior (PUC – Rio de Janeiro, Uni. Algarve).

Concluiu o curso de formação de formadores do Programa Pestalozzi do Conselho da Europa (2013). Integra, atualmente, a equipa de especialistas do Conselho da Europa para a Área de Educação para a Cidadania Digital.

CCP EDF 505272/2009 DC
CCPFC/RFO-23459/08

Indicação não exaustiva dos colaboradores que integram a bolsa de formadores do Cenjor. A equipa formativa de cada ação será designada na fase de preparação da mesma (consultar calendário).