FINALIDADE

O curso de formação em “Google Analytics para Jornalistas” visa preparar os formandos para as exigências que os novos suportes da comunicação vêm colocar.
A Internet desenha-se como um meio no qual todos os órgãos relevantes, a nível local e global, estão presentes.
Este novo suporte permite medir com precisão as ações que levamos a cabo nos sites bem como ajustar as mesmas ao comportamento do utilizador.
Este curso procurará formar profissionais para este novo ambiente de comunicação, colocando a tónica na experiência prática, de modo a permitir aos formandos a capacidade de dominar a ferramenta Google Analytics e compreender as métricas do meio online, nomeadamente a conhecer e otimizar os principais canais de tráfego.

Este curso procurará formar profissionais para este novo ambiente de comunicação, colocando a tónica na experiência prática, de modo a permitir aos formandos a capacidade de dominar a ferramenta Google Analytics e compreender as métricas do meio online, nomeadamente conhecer e otimizar os principais canais de tráfego.

DESTINATÁRIOS

Profissionais com atividade na Comunicação que tenham um currículo adequado aos objetivos do curso.

PROGRAMA

16 H

O que é Web Analytics
– Introdução ao Google Analytics
   • Evolução do Google Analytics: do Universal para o GA4
      – Impacto para as contas antigas
      – Principais alterações/vantagens
      – Principais cuidados a ter
– Descrição geral de contas, utilizadores e propriedades
– Obtenção e configuração do código de controlo
– Navegação no Google Analytics
– Conhecimento dos pilares essenciais no Google Analytics
– Métricas e Dimensões; Segmentos Avançados: o essencial

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão ter adquirido as seguintes competências:
– Compreender a importância de implementar Google Analytics;
– Diferenciar os vários canais de tráfego;
– Saber calcular valores como CPL, CPA, Taxa de Conversão;
– Saber retirar conclusões das métricas analisadas e delinear um plano de ação.

TAXA DE FREQUÊNCIA

35 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

METODOLOGIA

O curso decorre, numa primeira fase, em sessões teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e estudo de casos.
O curso inclui um trabalho prático com base na descoberta e role-playing.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt