- Comunicação e Interação com os Média
- Comunicação Interpessoal e Assertividade
- Criatividade em Comunicação
- Da Ideia ao Palco: Curso de Apresentações e Palestras
- Desenvolver a Criatividade
- Escrita Criativa – Nível 01
- Escrita Criativa – Nível 02
- Fake News e Desinformação
- Falar em Público
- Gestão de Conflitos
- Gestão de Tempo e Organização de Trabalho
- Google Ads para Jornalistas
- GA4 – Google Analytics para Jornalistas
- Introdução à Publicidade Digital
- Liderança e Motivação de Equipas
- Técnicas de Comunicação Oral
FINALIDADE
DESTINATÁRIOS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Consolidar atitudes e comportamentos adequados ao relacionamento com os jornalistas de uma forma rigorosa, através do conhecimento dos valores e funcionamento da Comunicação Social;
– Analisar as relações com os órgãos de informação e perceber as suas repercussões na projeção da imagem das instituições;
– Caracterizar e explorar o potencial mediático das instituições, assimilando o valor da criação de relações eficazes e duradouras para o planeamento de uma estratégia sustentada de informação;
– Gerir uma situação de Comunicação de Crise;
– Redigir e emitir um comunicado e assegurar um bom desempenho numa conferência de imprensa, em situação de crise;
– Falar para a televisão, utilizando uma linguagem e uma postura adequadas, quando inquirido por um jornalista desse meio de comunicação;
– Falar para a rádio, utilizando uma linguagem adequada, quando inquirido por um jornalista desse meio de comunicação;
– Compreender a produção jornalística para a Web e as especificidades deste meio, face aos meios tradicionais da Comunicação Social, e dominar as regras essenciais da escrita jornalística para suportes digitais.
OBJETIVOS GERAIS
Facilitar as relações dos formandos com os jornalistas dos diferentes meios, assegurando o rigor da comunicação, quer quando são os jornalistas a pedir esclarecimentos sobre qualquer questão de atualidade, quer quando é a instituição a tomar a iniciativa de divulgar elementos informativos, entendidos como de interesse público.
PROGRAMA
INSCRIÇÕES
EMPREGADOS
– Taxa de inscrição fixa (20,00 €), não sujeita a desconto, não reembolsável, a ser paga até 5 dias úteis antes do início do curso. A inscrição só se considera válida após pagamento da taxa de inscrição.
– Taxa de frequência, pagável até ao 1º dia da formação.
No final da formação, todos aqueles que pagaram taxa de inscrição e que tenham terminado com sucesso o curso ficam com um crédito, correspondente à taxa de inscrição, com validade de 12 meses, que pode ser única e exclusivamente utilizado para se inscreverem num novo curso no Cenjor. Ou seja, podem, no prazo de 12 meses, frequentar mais uma ação sem voltar a pagar taxa de inscrição.
DESCONTOS
Desconto de 50% na taxa de frequência para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.
DESEMPREGADOS
Os desempregados beneficiam da isenção na taxa de inscrição e de frequência. Para usufruir da isenção deverão apresentar uma declaração, atualizada, confirmando a inscrição no Centro de Emprego.
As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.
AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.
Para mais informações, contactar Helena Rodrigues da Silva – tlf.: 218855000 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: hsilva@cenjor.pt