ANA PINTO MARTINHO

ANA PINTO MARTINHO

Jornalista há quase duas décadas, tem como áreas de especialização as tecnologias de informação e comunicação, o eGovernment e o Open Data.

É a editora do site do European Journalism Observatory, em português. É também professora no ISCTE-IUL e dedica-se à formação nas áreas da escrita digital, ferramentas web, jornalismo de dados e visualização de informação. Dirigiu os projectos iGOV e Interface – AP e colaborou com OCS como o Diário de Notícias, Sol, InformationWeek e Semana Informática.

É Licenciada em Comunicação Social, pela UBI, e Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, pelo ISCTE-IUL, onde se encontra a fazer o Doutoramento em Ciências da Comunicação.

CCP 573889/2011

HELENA SANTOS

HELENA SANTOS

Com cerca de 15 anos de experiência em comunicação e um percurso nacional e internacional, é formadora no Cenjor em Redes Sociais e docente na área de Marketing Digital na FCSH e na Universidade Europeia.

Certificada pelo Google e pelo Facebook, dedica-se ainda à consultoria nesta área.

Colaborou com o Jornal A Capital, Revista Focus, Jornal de Negócios, TVI, UOL e agência digital The Defectors, em Sydney.

CCP F608818/2013

JOANA BELEZA

JOANA BELEZA

De 2001 a 2005 – Licenciatura em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

De 2006 a 2014 – Jornalista na Renascença. Autora de várias reportagens multimédia.

2008 – Formação em «Jornalismo On-line» e «Digital Documentary» da Universidade Nova em parceria com a Universidade de Austin.

2009 – Formação na ETIC em Técnicas de iluminação, Realização e Pós-Produção.

De 2010 a 2012 – Mestrado em cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema na Amadora.

De 2014 até agora – Jornalista no Expresso. Autora de várias reportagens multimédia e realizadora do programa de jornalismo de dados online 2:59. Prémio Cáceres Monteiro 2014 e prémio Inovação do European Press Prize pela reportagem “Matar e morrer por Alá”.

CCP F655641/2017

JOSÉ ALVES

JOSÉ ALVES

Infográfico desde 1996, pertence à equipa de infografia do jornal Público desde 2006.

Responsável da secção de infografia nas publicações do grupo Cofina, como a revista Sábado entre 2000 e 2005. Iniciou a carreira profissional na Impala Editores, onde foi editor de infografia na revista Focus entre outras publicações do grupo.

Terminou o curso geral de Arte e Design em 2000.
Frequentou diversos cursos de infografia entre os quais o workshop de infografia “Show don’t Tell” em 2009 e o congresso mundial de infografia em 2009 e 2012 na Universidade de Navarra, Pamplona, Espanha.

CCP F628640/2014

JOSÉ MORENO

JOSÉ MORENO

José Moreno é licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP-UTL, tem mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL e está a frequentar o doutoramento em Ciências da Comunicação na mesma instituição, estudando as temáticas referentes às tecnologias de informação e comunicação digitais.

É jornalista desde 1992, com um percurso de redator, chefe de redação e diretor de títulos semanais e mensais da imprensa especializada. Nos últimos seis anos foi responsável pelo desenvolvimento da área digital na Motorpress Lisboa, preparando e formando as redações para a utilização das tecnologias de informação e comunicação digitais.

CCP F663383/2018

MIGUEL CRESPO

MIGUEL CRESPO

Jornalista desde 1989, formador do Cenjor desde 2001, coordena atualmente a área de jornalismo online e multimédia e é vogal do Conselho Técnico-Pedagógico.

Foi publisher, diretor e consultor de publicações como Top Gear, Empire, PlayStation, entre outras. Passou pelo Correio da Manhã, Diário de Notícias e Público.

Curso de MediaCoach Initiative/UE (2019).

Doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL, estudou Sociologia na FCSH/UNL e Engenharia Mecânica no IST.

CCP EDF 431/97 DCR

MIGUEL VAN-DER KELLEN

MIGUEL VAN-DER KELLEN

Professor Assistente e Monitor de Aprendizagem, com ampla experiência de sonoplastia na área da pós-produção, está associado a programas como Serviço de Saúde, Falar Global, entre outros.

Faz locução de programas e foi voz de anúncios e personagens de animação.

Mestrando em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa.

CCP F631683/2015

NUNO CASTILHO DE MATOS

NUNO CASTILHO DE MATOS

É Diretor de Informação das rádios da Media Capital (Comercial, M80, Smooth FM e Cidade) e dos conteúdos do portal de música Cotonete. Assumiu o cargo no Verão de 2010, altura em que terminou o projeto de rádio de palavra Rádio Clube Português (RCP), para onde entrou em 2007. No RCP, foi repórter, editor de noticiários e de programas de informação e, no início de 2010, assumiu a chefia de redação.

Foi repórter da TSF, em 2006, e começou a carreira de jornalista na Rádio Voz de Alenquer e jornal Nova Verdade (Alenquer), em 2004.

É licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP e tem uma pós-graduação em Comunicação Estratégica e Assessoria Mediática do ISLA. Nos últimos anos, tem dado formação na área da Comunicação e leciona a disciplina de “Jornalismo em Rádio” na Pós-Graduação em Jornalismo ISCTE/Media Capital.

Tem 35 anos, nasceu em Lisboa, mas vive em Alenquer desde sempre.

CCP Isento ao abrigo do n.º 2 do artigo 2.º da Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio.

PAULO RODRIGUES

PAULO RODRIGUES

Com uma longa experiência nas áreas da informática e desenvolvimento Web, tem um percurso profissional de 20 anos como jornalista, destacando-se as funções que desempenhou na direção de projetos editoriais como a InformationWeek, Inter.Face, Portal iGOV e programa de televisão iGOV.

Tem assumido a coordenação das equipas de conteúdos online de vários portais nacionais, incluindo o Portal do Cidadão, Portal da Empresa, Rede Comum de Conhecimento da AP, Software Público na AP, Portal nacional de dados abertos (Dados.Gov), entre outros.

CCP F609492/2013

RICARDO DIAS

RICARDO DIAS

Com mais de 25 anos de experiência, iniciou-se na área da fotografia publicitária e industrial.

Entrou no jornalismo, na Super Foto Prática onde assumiu mais tarde a direção. Fundou a revista “O Mundo da Fotografia Digital” e coordenou ainda a Windows Vista Revista Oficial e a T3.

Professor e formador desde 1998, passou pela Oficina da Imagem, IADE, EPAD e Atelier de Imagem – Instituto de Fotografia de Lisboa. É formador do Cenjor desde 2008.

Frequência de Mestrado.

CCP EDF 501028/2009 DL

RICARDO ROSA

RICARDO ROSA

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.

Colaborou com diversos portais de informação, tendo entrado para a SIC em 2000. Foi um dos fundadores da SIC Online, onde exerceu, desde 2001 e até 2018, as funções de coordenador.

É atualmente gestor de produto digital de informação no grupo Impresa (Expresso/SIC).

Professor convidado da Pós-Graduação de Jornalismo Multimédia, na Universidade Nova de Lisboa e formador do Cenjor.

CCP F663000/2018

RICARDO SANT'ANA

RICARDO SANT'ANA

Editor de Imagem/Jornalista na SIC, coordenador técnico da estrutura audiovisual da Universidade Autónoma de Lisboa, tem contribuído para a criação do New4media.

Além de formador no Cenjor é docente na UAL.

Mestrando em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa.

CCP EDF 37434/2004

RUI GUERREIRO

RUI GUERREIRO

Formador nas áreas da escrita e de Social Media, iniciou há 15 anos a sua atividade profissional como jornalista, desde aí escreveu textos jornalísticos para revistas, web e TV; publicidade para meios digitais e sociais, etc.

Foi editor da revista (Player) e Social Media Manager de empresas multinacionais e nacionais.
Licenciado em Comunicação Social – Vertente Jornalismo.

CCP F582832/2012

RUI ROCHA

RUI ROCHA

Começou na RTP em 1987 e fez parte da equipa que lançou a SIC em 1992.

Como técnico certificado pela Sony para operar o LMS (Library Management System), garantiu, na Continuidade, a emissão dos diversos programas em antena.

Com o arranque da SIC Notícias, em 2001, transitou para a Edição de Imagem, seu campo de eleição.

Tem vários trabalhos premiados, nomeadamente no âmbito de rubricas e programas Grande Reportagem, Perdidos e Achados e Reportagem Especial.

CCP F609030/2013

TERESA MOTA

TERESA MOTA

Iniciou-se no jornalismo em Barcelona na redação da BTV (Barcelona Televisió).

Em Portugal colaborou como repórter e editora de imagem em diversos programas como, “Falar Global”, “TV Turbo”, “SOS Obesidade”, entre outros. Participou na criação da produtora Buenos Aires Filmes.
Colaborou com o Portal do Governo de Portugal na produção e realização de vídeos.

Licenciada em Comunicação Social.

CCP 575468/2011

VÍTOR PARDAL SIMÕES

VÍTOR PARDAL SIMÕES

https://www.linkedin.com/in/vitor-pardal-simões-14222813b/

Dedicado ao ensino durante as últimas duas décadas, o motion designer Vítor Pardal Simões tem desenvolvido as suas ações no âmbito do universo visual em motion graphics, do ambiente fílmico em videografismo avançado e da fluente capacidade de projeção integrada em modelação e animação 3D. Com recurso a uma linguagem simples e criativa, procura motivar os formandos não apenas para aprenderem através de um variado número de exercícios, mas sobretudo para os converterem em capítulos personalizados de um portefólio profissional.

CCP F660714/2017

VÍTOR TOMÉ

VÍTOR TOMÉ

Doutorado em Ciências da Educação – Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação (Uni. Lisboa), pós graduado em Tecnologias Educativas (Uni. Lisboa) e licenciado em Professores do Ensino Básico (IPCB).

É formador de professores desde 2008, acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua, tendo formado docentes em vários pontos do País. Tem experiência na formação inicial de professores (IPCB), na formação de 2º Ciclo do Superior (UNL, IPCB) e 3º Ciclo do Superior (PUC – Rio de Janeiro, Uni. Algarve).

Concluiu o curso de formação de formadores do Programa Pestalozzi do Conselho da Europa (2013). Integra, atualmente, a equipa de especialistas do Conselho da Europa para a Área de Educação para a Cidadania Digital.

CCP EDF 505272/2009 DC
CCPFC/RFO-23459/08

Indicação não exaustiva dos colaboradores que integram a bolsa de formadores do Cenjor. A equipa formativa de cada ação será designada na fase de preparação da mesma (consultar calendário).