ANTÓNIO PEDRO SANTOS

ANTÓNIO PEDRO SANTOS

António Pedro Santos nasceu em 1974, três meses antes da revolução dos cravos.

Em 1994 entrou na UAL, onde se licenciou em Ciências da Comunicação. Em 1998 concluiu o Curso Avançado de Fotografia do IPF. Aí tinha de optar: escrever ou fotografar. Começou como redactor num estágio curricular no Diário Económico, mas três meses mais tarde optou pelo fotojornalismo.

Trabalhou em vários jornais como A Bola, Correio da Manhã e Sol, além de ter colaborado regularmente com várias publicações nacionais e estrangeiras.

Entre 2011 e 2015 viveu a sua maior experiência profissional como editor de fotografia do Jornal i, sendo actualmente colaborador permanente da agência Lusa.

CCP F642394/2016

DANIEL ROCHA

DANIEL ROCHA

Repórter fotográfico do Público, desde julho de 1992.
Realizou várias reportagens nacionais e internacionais. Destaque para a erupção do vulcão da Ilha do Fogo (Cabo Vede), visita do Papa João Paulo II a Cuba e luta do povo maubere pela independência de Timor-Leste.

Licenciado em Antropologia (Universidade Nova de Lisboa), em 1998, e em Fotografia pelo Ar.Co (1992), concluiu diversas ações de formação no Cenjor, tendo sido distinguido com vários prémios e participado em livros e exposições coletivas na área do fotojornalismo.

CCP F628540/2014

FLÁVIO ANDRADE

FLÁVIO ANDRADE

Formado em Fotografia pelo Ar.co.
Formação em Foto Reportagem, Pós-Produção Digital de Imagem Fotográfica, Web Design, Teoria e Gestão Prática da Cor, Produção de Vídeo HD para a Web com DSLR e Texto de Não Ficção e Novos Mercados de Trabalho, no Cenjor.

Fotojornalista freelancer. Colaborações para jornais, revistas e instituições a nível nacional e internacional.

Co-lecionou Fotografia, módulo de Técnicas Laboratoriais a Preto e Branco, Curso de Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa (2003-2013).

CCP EDF 32043/2003 DL

JORGE CARMONA

JORGE CARMONA

Formado pelo Instituto Português de Fotografia (Curso Avançado), começou no jornal O Jogo, em 1996, como repórter fotográfico, onde chegou a exercer o cargo de sub-editor. Em 2009, integra a equipa da Global Imagens onde realiza trabalhos para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, O Jogo, Evasões, Notícias Magazine, NTV, 24 Horas, entre outros títulos do grupo.

Foi também editor da revista de andebol “7 Metros”, colaborador do site de saúde “Cidade Médica Virtual”, do Grupo Mello, e fotógrafo da equipa de basquetebol Portugal Telecom. Realizou ainda vários trabalhos para discos e livros.

Fez diversos cursos: Street Style, em Madrid; e, no Cenjor, várias formações nas áreas da fotografia, documentário audiovisual, edição de vídeo e realização em televisão.

Atualmente trabalha na RTP e é colaborador permanente da Fundação Calouste Gulbenkian.

CCP F642474/2016

LUÍS MURTINHA FERREIRA

LUÍS MURTINHA FERREIRA

Formado em Fotografia pelo Ar.co, onde realizou o Plano de Estudos Completos em Fotografia. Colabora nesta instituição desde 1998 e é docente desde 2002.
Lecionou nos departamentos de Fotografia e de Design Gráfico, os diversos níveis de Iniciação à Fotografia e Fotografia Digital.

Realizou ações de especialização na área de Pós-produção Digital de Imagem Fotográfica no Cenjor, onde é formador na área da Fotografia e do Tratamento de Imagem.

Fotógrafo freelancer.

CCP EDF 414499/2006 DL

REINALDO RODRIGUES

REINALDO RODRIGUES

Concluiu o plano de estudos básico do Ar.Co em 1994. Assistente de diversos fotógrafos de moda e publicidade, ingressou em 1995 num estúdio de fotografia de publicidade e industrial.

Mantém, desde 1998, trabalho impresso em diversas publicações e é formador desde 2003.

Em 2004, assumiu a editoria de fotografia da Notícias Magazine e mantém-se no grupo Global Media Group.

Atualmente, é editor executivo da Global Imagens.

CCP EDF 32617/2003 DL

RICARDO DIAS

RICARDO DIAS

Com mais de 25 anos de experiência, iniciou-se na área da fotografia publicitária e industrial.

Entrou no jornalismo, na Super Foto Prática onde assumiu mais tarde a direção. Fundou a revista “O Mundo da Fotografia Digital” e coordenou ainda a Windows Vista Revista Oficial e a T3.

Professor e formador desde 1998, passou pela Oficina da Imagem, IADE, EPAD e Atelier de Imagem – Instituto de Fotografia de Lisboa. É formador do Cenjor desde 2008.

Frequência de Mestrado.

CCP EDF 501028/2009 DL

RITA CARMO

RITA CARMO

Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.

Em 1992, iniciou a sua colaboração como fotógrafa no Jornal Blitz. Desde 2006, é fotógrafa residente da Revista Blitz, para além de diversos trabalhos como fotógrafa freelancer.

Desde 2009 que dá formação em várias escolas de Fotografia, na área da Fotografia de Espectáculo. É formadora do Cenjor desde 2016.

Em Portugal, fez trabalhos editoriais para os jornais Expresso, O Independente e Sete, para as revistas Visão, Ler, Elle, Cais. No estrangeiro, colaborou com a Melody Maker e o Daily Mail (Reino Unido), Rockin’ On e Snoozer Mag (Japão), Bizz (Brasil) e Le Figaro Magazine (França).

CCP F654242/2017

Indicação não exaustiva dos colaboradores que integram a bolsa de formadores do Cenjor. A equipa formativa de cada ação será designada na fase de preparação da mesma (consultar calendário).