FINALIDADE

Conferir competências no âmbito da captura, edição e publicação de fotografias e vídeos, usando o seu Smartphone como dispositivo principal, e no âmbito da criação e gestão de contas no Instagram.

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de três tipos de destinatários: – Jornalistas com longa experiência que estão, de um modo geral, há diversos anos a colaborar com publicações, não tendo tido a oportunidade de frequentar ações de formação com regularidade; – Jornalistas mais jovens, com formação específica sobre diversas matérias/áreas de conhecimento, para os quais se justifica a frequência de uma ação com características de reciclagem/aprofundamento ou, ainda, de aquisição de conhecimentos; – Jornalistas que necessitam de usar o Smartphone para fotografar e partilhar imagens no âmbito da sua publicação imediata ou diferida em meios de comunicação social. NOTA: cada formando deve possuir um Smartphone, sistema operativo Android ou iOS, com possibilidade de instalar aplicações, algumas das quais pagas.

PROGRAMA

48 H O Instagram – Caracterização da rede (quem, onde e quando acedem os seus utilizadores) – Criar e gerir uma conta – Que conteúdos para o Instagram? – O perfil e as stories – A importância de uma boa Bio – A importância das hashtags e como usá-las – Estratégia de presença no Instagram – No Instagram também se escreve: como escrever no Instagram Capturar imagens – Características dos sensores usados em Smartphone´s – Como olhar e compor imagens – Configuração dos dispositivos – Descarga e instalação das aplicações recomendadas – Fotografar e filmar com Smartphone´s – fotometria, exposição e foco – Erros a evitar, para conseguir boas imagens – Prática de captura de fotografias e vídeos com Smartphone´s Editar imagens – Aplicações técnicas e aplicações criativas – Descarga e instalação das aplicações recomendadas – Prática de edição de fotografias e vídeos com Smartphone´s Partilhar imagens – Redimensionar imagens – Como anexar imagens – Como transferir imagens

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão estar aptos a criar e gerir de forma eficiente uma conta de Instagram, bem como a registar fotografias e vídeos com o seu Smartphone, resolver problemas técnicos das mesmas, editar e partilhar as suas imagens, diretamente a partir do seu dispositivo móvel.

TAXA DE FREQUÊNCIA

100 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre em sessões teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e estudo de casos. O curso inclui uma saída para exteriores, que pode ocorrer fora do horário regular das aulas, a acordar com os formandos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt