FINALIDADE

Conferir competências no âmbito da captura, edição e publicação de fotografias e vídeos, usando o seu Smartphone como dispositivo principal, e no âmbito da criação e gestão de contas no Instagram.

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de três tipos de destinatários:
– Jornalistas com longa experiência que estão, de um modo geral, há diversos anos a colaborar com publicações, não tendo tido a oportunidade de frequentar ações de formação com regularidade;
– Jornalistas mais jovens, com formação específica sobre diversas matérias/áreas de conhecimento, para os quais se justifica a frequência de uma ação com características de reciclagem/aprofundamento ou, ainda, de aquisição de conhecimentos;
– Jornalistas que necessitam de usar o Smartphone para fotografar e partilhar imagens no âmbito da sua publicação imediata ou diferida em meios de comunicação social.

NOTA: cada formando deve possuir um Smartphone, sistema operativo Android ou iOS, com possibilidade de instalar aplicações, algumas das quais pagas.

PROGRAMA

60 H

O Instagram
– Caracterização da rede (quem, onde e quando acedem os seus utilizadores)
– Criar e gerir uma conta
– Que conteúdos para o Instagram?
– O perfil e as stories
– A importância de uma boa Bio
– A importância das hashtags e como usá-las
– Estratégia de presença no Instagram
– No Instagram também se escreve: como escrever no Instagram

Capturar imagens
– Características dos sensores usados em Smartphone’s
– Como olhar e compor imagens
– Configuração dos dispositivos
– Descarga e instalação das aplicações recomendadas
– Fotografar e filmar com Smartphone’s – fotometria, exposição e foco
– Erros a evitar, para conseguir boas imagens
– Prática de captura de fotografias e vídeos com Smartphone’s

Editar imagens
– Aplicações técnicas e aplicações criativas
– Descarga e instalação das aplicações recomendadas
– Prática de edição de fotografias e vídeos com Smartphone’s

Partilhar imagens
– Redimensionar imagens
– Como anexar imagens
– Como transferir imagens

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão estar aptos a criar e gerir de forma eficiente uma conta de Instagram, bem como a registar fotografias e vídeos com o seu Smartphone, resolver problemas técnicos das mesmas, editar e partilhar as suas imagens, diretamente a partir do seu dispositivo móvel.

TAXA DE FREQUÊNCIA

120 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

METODOLOGIA

O curso decorre em sessões teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e estudo de casos. O curso inclui uma saída para exteriores, que pode ocorrer fora do horário regular das aulas, a acordar com os formandos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt