FINALIDADE

Dotar os jornalistas de conhecimentos essenciais, teóricos, técnicos e práticos, que lhes permitam, autonomamente, conduzir todo o processo de instalação de um Content Management System (CMS), desde a fase do registo do domínio, contratação do alojamento Web e escolha da solução mais adequada aos objetivos do projeto até à instalação da plataforma, disponibilização na Internet, gestão e utilização.

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de três tipos de destinatários:
– jornalistas com uma longa experiência, a colaborar com meios de comunicação social, que desejam aprofundar os seus conhecimentos em tecnologias Internet e ambientes de gestão de conteúdos online;
– jornalistas mais jovens que querem acrescentar às suas competências conhecimentos especializados em tecnologias Internet, com destaque para a gestão e publicação de conteúdos online;
– jornalistas que querem arriscar em projetos online, pessoais ou em grupo, e desejam conhecer as opções disponíveis, conduzir todo o ciclo de instalação e dominar os processos de administração e publicação.

PROGRAMA

50 H

Introdução às tecnologias e plataformas Internet
Domínio e Alojamento
Fundamentos da linguagem Internet (HTML e CSS)
Remote Scripts/Apps
Introdução aos Sistemas de Gestão de Conteúdo
Desenvolvimento de um Site em WordPress

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão ter todas as condições de:
– Conhecer os fundamentos do ambiente e tecnologias Internet;
– Implementar toda a fase inicial de registo do domínio e contratação de alojamento;
– Conhecer em detalhe as características e requisitos técnicos da plataforma de gestão de conteúdos online;
– Identificar as plataformas mais adequadas aos objetivos de cada projeto;
– Conduzir todo o processo de instalação na plataforma;
– Administrar, configurar e publicar um projeto online na plataforma mais popular: WordPress.

TAXA DE FREQUÊNCIA

100 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

A execução do presente plano de formação preconiza uma metodologia predominantemente demonstrativa e ativa. Será utilizado o método expositivo participado, através de sessões online síncronas e da distribuição de material de apoio, e serão privilegiados o método demonstrativo e o trabalho autónomo, com apoio a distância, visando a aquisição de competências por parte dos formandos e a autonomia progressiva na generalização dos saberes a novas situações. Proceder-se-á à análise crítica dos trabalhos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt