FINALIDADE

Esta ação visa preparar os destinatários para responderem mais eficazmente às exigências que os novos suportes da comunicação vieram colocar. Pretende-se que os formandos apreendam os fundamentos da comunicação digital, em termos de conteúdos e estratégias. O foco será colocado nas estratégias mais eficazes de publicação e disseminação de conteúdos através dos sites e das redes sociais mais relevantes, de acordo com as necessidades das organizações e o comportamento dos consumidores nos meios digitais.

DESTINATÁRIOS

Técnicos de comunicação, em exercício de funções em entidades privadas ou Administração Pública.

PROGRAMA

14 H

O mundo digital: o consumidor e os seus hábitos, factos e números (breve enquadramento)
– Fundamentos para uma boa estratégia de comunicação digital
– Os diversos suportes/canais
– Sites/Blogues
– Redes Sociais

Pontos principais para a construção de um plano/estratégia de marketing digital
– Estabelecimento de objetivos SMART

Construção de uma campanha de marketing: principais pontos a ter em conta

O SEO – Search Engine Optimization

Tipos de resultados na pesquisa natural e paga

A importância das palavras-chave e a lógica da pesquisa

Pesquisar e selecionar palavras-chave nas ferramentas Keyword Tool e Google Trends
Os sites
– Estratégia de conteúdos
– Conteúdos

As landing pages
– Do’s and Don’ts

As redes sociais

Conteúdos
– Como gerir as principais redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

Do’s and Don’ts

A importância de medir
– Introdução ao Google Analytics

Outras ferramentas de Web Analytics

Métricas e respetiva interpretação dos resultados obtidos com as campanhas

Análise e discussão de exemplos

OBJETIVOS GERAIS

– Compreender o comportamento dos consumidores nos meios digitais
– Saber os fundamentos básicos para definir uma estratégia de comunicação digital
– Conseguir identificar os pontos principais de um plano de marketing digital
– Saber as principais regras do SEO – Otimização para motores de pesquisa
– Conseguir perceber de que forma se enquadram na estratégia os sites/blogues e as redes sociais
– Conhecer os princípios e as métricas do Marketing na Internet

TAXA DE FREQUÊNCIA

40 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

METODOLOGIA

Formação em ambiente digital, recurso aos métodos:
– Expositivo (participado),
– Interrogativo,
– Demonstrativo,
– Case-study.
Trabalho prático com base na descoberta e role-playing.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt