- Ateliê de Jornalismo Digital
- Adobe After Effects #nível 1 – Animação Gráfica
- Adobe After Effects #nível 2 – Videografismo
- Comunicação Digital
- Criação de Portefólios Fotográficos Online
- Desenvolvimento de Sites para Jornalistas
- Escrita para Suportes Digitais
- Estratégia de Conteúdos Multiplataforma para Jornalistas
- Estratégias de Facebook para Jornalistas
- Ferramentas de Produção e Colaboração para Jornalistas
- Ferramentas Digitais para Jornalistas
- Fotografia e Vídeo com Smartphones
- Gestão de Comunidades Online
- Infografia Animada
- Instagram para Jornalistas: estratégia, fotografia e vídeo
- Introdução às Redes Sociais para Jornalistas
- Jornalismo de Dados
- Jornalismo Empreendedor
- Laboratório de Projetos Web
- LinkedIn para Jornalistas
- Lojas Online para Media e Comunicação
- Portais de Informação com WordPress
- Produção de Vídeo com Câmaras Fotográficas
- Pós-Produção Audiovisual Avançada
- Reportagem Multimédia
- SEO para Jornalistas
- WordPress – Gestão de Backoffice
FINALIDADE
DESTINATÁRIOS
PROGRAMA
OBJETIVOS GERAIS
No final do curso, os formandos deverão:
– Conhecer e identificar as principais ferramentas da Google que podem ser usadas na prática do jornalismo;
– Perceber como dominar essas ferramentas ajuda a agilizar o fluxo de trabalho e a criar matérias de qualidade superior;
– Perceber a importância de contar histórias e das abordagens possíveis através de ferramentas transmedia;
– Distinguir os vários suportes onde pode ser encontrada informação, que vão desde sites, passando por bases de dados ou mesmo redes sociais;
– Identificar algumas das ferramentas e aplicações utilizadas para o tratamento, visualização e divulgação de informação e dados;
– Aplicar os fundamentos das técnicas apresentadas na produção e edição de conteúdos jornalísticos;
– Proceder a pesquisas específicas de informação, tendo em conta as fontes e formas de trabalhar os dados tratadas ao longo da ação de formação.
TAXA DE FREQUÊNCIA
50 euros.
Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.
Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.
METODOLOGIA
A execução do presente plano de formação preconiza uma metodologia predominantemente demonstrativa e ativa. Será utilizado o método expositivo participado, através de sessões online síncronas e da distribuição de material de apoio, e serão privilegiados o método demonstrativo e o trabalho autónomo, com apoio a distância, visando a aquisição de competências por parte dos formandos e a autonomia progressiva na generalização dos saberes a novas situações.
AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.
Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt