FINALIDADE

De que serve ter-se escrito um excelente artigo, se ninguém o lê, porque não o encontra nas primeiras páginas de pesquisa?
Porque se segue uma agenda definida por políticos, clubes de futebol profissional, líderes de opinião, etc., quando os leitores procuram informações sobre outros assuntos?
Descubra as respostas a estas e a outras perguntas neste workshop sobre Search Engine Optimization (SEO), uma ferramenta para um jornalismo baseado nos interesses dos leitores.

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de três tipos de destinatários:
– jornalistas com longa experiência, que estão, de um modo geral, há diversos anos a colaborar com publicações, não tendo tido a oportunidade de frequentar ações de formação com regularidade;
– jornalistas mais jovens, com formação específica sobre diversas matérias/áreas de conhecimento, para os quais, se justifica a frequência de uma ação com características de reciclagem/aprofundamento ou, ainda, de aquisição de conhecimentos.
– jornalistas que possuem blogues ou websites na Internet.

PROGRAMA

16 H

SEO
• Conceitos básicos;
• Como funcionam os motores de busca;
• Exemplos e boas práticas.

SEO = Leitores
• Pesquisa e análise (palavras-chave = interesses dos leitores);
• Criação de textos e títulos;
• Links inteligentes;
• Testar e medir resultados;
• Exemplos e boas práticas;
• Discussão de boas práticas.

SEO negativo
• Fatores negativos no SEO;
• Exemplos e boas práticas;
• Discussão de boas práticas.

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão:
– Saber o que é o SEO e como os motores de busca funcionam;
– Aplicar técnicas de SEO de modo a conseguir escrever artigos que estejam de acordo com os interesses dos seus leitores;
– Identificar os fatores negativos do SEO

TAXA DE FREQUÊNCIA

35 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

A execução do presente plano de formação preconiza uma metodologia predominantemente demonstrativa e ativa. Será utilizado o método expositivo participado, através de sessões online síncronas e da distribuição de material de apoio, e serão privilegiados o método demonstrativo e o trabalho autónomo, com apoio a distância, visando a aquisição de competências por parte dos formandos e a autonomia progressiva na generalização dos saberes a novas situações.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt