FINALIDADE

De que serve ter-se escrito um excelente artigo, se ninguém o lê, porque não o encontra nas primeiras páginas de pesquisa?
Porque se segue uma agenda definida por políticos, clubes de futebol profissional, líderes de opinião, etc., quando os leitores procuram informações sobre outros assuntos?
Descubra as respostas a estas e a outras perguntas neste workshop sobre Search Engine Optimization (SEO), uma ferramenta para um jornalismo baseado nos interesses dos leitores.

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de três tipos de destinatários:
– jornalistas com longa experiência, que estão, de um modo geral, há diversos anos a colaborar com publicações, não tendo tido a oportunidade de frequentar ações de formação com regularidade;
– jornalistas mais jovens, com formação específica sobre diversas matérias/áreas de conhecimento, para os quais, se justifica a frequência de uma ação com características de reciclagem/aprofundamento ou, ainda, de aquisição de conhecimentos.
– jornalistas que possuem blogues ou websites na Internet.

OBJETIVOS

No final do curso, os formandos deverão:
– Saber o que é o SEO e como os motores de busca funcionam;
– Aplicar técnicas de SEO de modo a conseguir escrever artigos que estejam de acordo com os interesses dos seus leitores;
– Identificar os fatores negativos do SEO

PROGRAMA

SEO
• Conceitos básicos;
• Como funcionam os motores de busca;
• Exemplos e boas práticas.

SEO = Leitores
• Pesquisa e análise (palavras-chave = interesses dos leitores);
• Criação de textos e títulos;
• Links inteligentes;
• Testar e medir resultados;
• Exemplos e boas práticas;
• Discussão de boas práticas.

SEO negativo
• Fatores negativos no SEO;
• Exemplos e boas práticas;
• Discussão de boas práticas.

INSCRIÇÕES

EMPREGADOS
– Taxa de inscrição fixa (20,00 €), não sujeita a desconto, não reembolsável, a ser paga até 5 dias úteis antes do início do curso. A inscrição só se considera válida após pagamento da taxa de inscrição.
– Taxa de frequência, pagável até ao 1º dia da formação.

No final da formação, todos aqueles que pagaram taxa de inscrição e que tenham terminado com sucesso o curso ficam com um crédito, correspondente à taxa de inscrição, com validade de 12 meses, que pode ser única e exclusivamente utilizado para se inscreverem num novo curso no Cenjor. Ou seja, podem, no prazo de 12 meses, frequentar mais uma ação sem voltar a pagar taxa de inscrição.

DESCONTOS
Desconto de 50% na taxa de frequência para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

 
DESEMPREGADOS
Os desempregados beneficiam da isenção na taxa de inscrição e de frequência. Para usufruir da isenção deverão apresentar uma declaração, atualizada, confirmando a inscrição no Centro de Emprego.

 
As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt