FINALIDADE

Para muitas empresas e profissionais dos setores dos media e da comunicação, ter uma presença na Internet não basta. Aos desafios do online, no site ou nas redes sociais, juntam-se as preocupações com a sustentabilidade financeira do projeto.

É neste contexto que se enquadram as vantagens de ter uma loja online. Acrescentar ao site funcionalidades que permitam automatizar a venda de produtos e serviços pode ser um fator determinante para aumentar o potencial de rendimento do projeto e agilizar processos financeiros quotidianos.

Uma loja online oferece mecanismos fáceis de compra, gestão de stocks, sistemas de pagamento, métodos de envio, mailings automatizados e estatísticas de vendas, entre muitas outras funcionalidades.

Funcionalidades de grande utilidade para organizações e profissionais que necessitam de:
– Angariar patrocínios, publicidade ou donativos;
– Vender assinaturas ou planos de subscrição de conteúdos;
– Vender exemplares de publicações ou livros;
– Vender produtos multimédia (fotos, vídeos, audios, criativos, etc.)
– Vender sessões de trabalho (sessões fotográficas, etc.)

Estas são apenas alguns exemplos de aplicação da loja online na actividade quotidiana de um profissional ou organização na área dos media e da comunicação.

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de organizações e profissionais dos media e da comunicação que necessitam de:

– Criar uma loja online;
– Adicionar ao site a funcionalidade de loja online;
– Angariar financiamento ou vender produtos e serviços online;
– Automatizar e agilizar processos de venda e logística.

PROGRAMA

20 H

Instalação da loja sobre WordPress
– Introdução à funcionalidade de loja sobre WordPress
– Instalação do plugin Woocommerce
– Configurações gerais
– Configuração de páginas funcionais (loja, carrinho, checkout, etc)
– Configuração de páignas legais (termos e condições, privacidade, etc.)

Produtos
– Tipos de produtos e taxonomias
– Configuração dos vários tipos de produtos
– Gestão de produtos

Encomendas
– Configuração de mailings de encomenda
– Gestão de encomendas e clientes
– Gestão de entregas

Integrações de funcionalidades e serviços
– Integração de funcionalidades úteis
– Integração de serviços externos (faturação, newsletters, analytics, etc.)
– Activação e lançamento da loja online

OBJETIVOS GERAIS

O objetivo desta ação de formação é ajudar a implementar a funcionalidade de loja online, sobre a plataforma WordPress:

– Implementar a funcionalidade de loja online (Woocommerce sobre WordPress);
– Configurar a gestão da loja de acordo com o perfil e necessidades;
– Integrar serviços adicionais (meios de pagamento, faturação, newsletters, etc)

TAXA DE FREQUÊNCIA

40 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Formação em ambiente digital, através da plataforma Zoom.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt