FINALIDADE

A expressão popular “uma imagem vale mais que mil palavras” foi referida pela primeira vez por Confúcio. O filósofo e pensador político, que viveu entre 552 e 479 a.C, utilizou a expressão com o intuito de transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens. Na altura ainda não existiam aparelhos para projetar informação animada, mas Confúcio percebeu a importância dos desenhos como formas de comunicação simbólica que, quando unidos ou em sequência, formam conceitos mais completos e mais complexos que as próprias palavras. O curso de Infografia Animada do CENJOR tem precisamente essa perspetiva como doutrina. Numa época em que a comunicação visual é mais apelativa que nunca, os formandos ficam habilitados a converter as palavras de qualquer notícia numa apresentação multimédia com recurso a ferramentas de desenho vetorial como o Adobe After Effects. Não apenas ao nível da sua execução gráfica, mas também da inserção de dados, da cotização por data, e sobretudo da animação através de “expressões” que dinamizam, complementam e até reconstituem a informação apresentada. Se Confúcio fosse vivo, estaria com certeza inscrito. Porque se é verdade que uma infografia vale mil palavras… a infografia animada vale Milhões.

DESTINATÁRIOS

Público em geral, preferencialmente, com experiência profissional e/ou formação anterior compatível com os objetivos do curso, a selecionar mediante análise curricular.

PROGRAMA

50 H

Animação 2 D (UFCD 0141 do C.N.Q. – 50 h)
Programas de animação
GIFs animados
Animação vetorial
Modos de visualização
A cena

TAXA DE FREQUÊNCIA

100 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre em sessões teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e estudo de casos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855012 • e-mail: ccardoso@cenjor.pt