FINALIDADE

As plataformas digitais introduziram novas formas de comunicar, levando profissionais da Comunicação a integrar novas competências nos seus processos de trabalho, principalmente ao nível da metodologia, embora num mundo de frenesim e necessidade de rapidez na divulgação de informação e conteúdos.
Para esta nova realidade, evolutiva, relevar-se-ão as experiências práticas, de modo a dotar os formandos de ferramentas para as especificidades da criação de uma estratégia de comunicação nas plataformas digitais como forma de potenciar a sua atividade profissional. Incluir-se-ão no curso as especificidades de cada canal, assim como as formas de disseminação.

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se, preferencialmente, a candidatos com atividade na Comunicação Social que tenham um currículo adequado aos objetivos do curso. Alarga-se, naturalmente, a todos os profissionais ligados à Comunicação e responsáveis por sites e redes sociais de meios jornalísticos ou organizacionais.

OBJETIVOS GERAIS

Pretende-se com esta ação de formação que os/as formandos/as compreendam as estratégias mais eficazes para as necessidades das organizações e consigam incrementar a capacidade na previsão do comportamento dos consumidores, no âmbito da criação de uma estratégia de conteúdos multicanal. Este curso tem como finalidade preparar os profissionais da área da Comunicação e também Jornalistas para as exigências que os conteúdos escritos para suportes digitais vêm colocar aos profissionais da Comunicação, desde o processo de planeamento, publicação até à validação das estratégias utilizadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação, os/as formandos/as deverão ser capazes de:
– Caraterizar o comportamento dos consumidores nos meios digitais;
– Determinar os fundamentos básicos para definir uma estratégia de conteúdos multicanal;
– Utilizar da melhor forma todos os canais de distribuição de informação, de forma a ter o maior alcance possível da informação criada pelo órgão de comunicação ou instituição que representam.

PROGRAMA

Definição de estratégia de conteúdos
Contextualização da ecologia de conteúdos
Vantagens e desvantagens da estratégia de conteúdos
As linguagens do digital: Texto, som, imagem fixa, vídeo, infografia (escrita para vários suportes multimédia)
Pontos de contacto e de oposição dos novos media digitais aos tradicionais
Estratificação da informação na Web
Escrita por blocos e pirâmide invertida
Técnicas redatoriais em redes sociais, liveblogging e follow-up
Comunicação e jornalismo mobile
Ferramentas de inteligência artificial

INSCRIÇÕES

EMPREGADOS
– Taxa de inscrição fixa (20,00 €), não sujeita a desconto, não reembolsável, a ser paga até 5 dias úteis antes do início do curso. A inscrição só se considera válida após pagamento da taxa de inscrição.
– Taxa de frequência, pagável até ao 1º dia da formação.

No final da formação, todos aqueles que pagaram taxa de inscrição e que tenham terminado com sucesso o curso ficam com um crédito, correspondente à taxa de inscrição, com validade de 12 meses, que pode ser única e exclusivamente utilizado para se inscreverem num novo curso no Cenjor. Ou seja, podem, no prazo de 12 meses, frequentar mais uma ação sem voltar a pagar taxa de inscrição.

DESCONTOS
Desconto de 50% na taxa de frequência para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

 
DESEMPREGADOS
Os desempregados beneficiam da isenção na taxa de inscrição e de frequência. Para usufruir da isenção deverão apresentar uma declaração, atualizada, confirmando a inscrição no Centro de Emprego.

 
As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt