Warning: Undefined property: stdClass::$type in /home/cenjorp1/public_html/wp-content/plugins/menubar/wpm-tree.php on line 358

FINALIDADE

“O que mais me inspira na fotografia é que, para mim, é a melhor maneira de contar histórias”.
Htet San, fotógrafa

 

Há quem conte histórias através da literatura. Há quem conte histórias através do cinema, da pintura, da música. O ditado popular “uma imagem vale mais do que mil palavras” é o exemplo perfeito de que através da fotografia se pode falar, comunicar, partilhar emoções, experiências de vida, estados de alma.
Mas um conjunto de boas fotografias pode não ter um fio condutor, essencial para uma narrativa. É como no futebol: onze bons jogadores não fazem uma grande equipa, capaz de ganhar troféus. Para contar uma história em imagens é necessário, como num romance, ter um princípio, meio e fim. Seja no âmbito da reportagem, mas também através da notícia ou retrato.
A edição fotográfica assume uma relevância fundamental na conclusão de qualquer trabalho, mas como construir as bases de uma boa escolha de imagens? Como escolher as melhores de entre dezenas, centenas, milhares, em poucos minutos, depois de cada trabalho fotográfico realizado? Como se treina o olhar para as encontrar rapidamente? Qual a metodologia certa para estabelecer uma ordem entre as melhores fotografias no momento de contar uma história?
Eis o pressuposto desta formação.

DESTINATÁRIOS

Todos os interessados em explorar os conhecimentos base para se entrar no mundo da fotografia. Estudantes de fotografia, fotógrafos amadores, redactores de imprensa escrita e todos os apaixonados por jornalismo, comunicação e novas plataformas, com mais de 18 anos.

OBJETIVOS

No final da acção os formandos deverão ser capazes de, como contadores de histórias, elaborar uma sequência narrativa composta por um conjunto reduzido de imagens, com princípio, meio e fim. Deverão também ter a noção específica da importância da Fotografia como meio de expressão pessoal nas várias vertentes que compõem o trabalho de um fotógrafo.
Por outro lado, com a frequência do curso, assimilarão conhecimentos concretos sobre a importância da composição, bem como a assertividade necessária para escolher umas imagens em detrimento de outras.
Com a componente prática, irão adquirir a autonomia necessária para estruturar no terreno o fio condutor de cada história, bem como definir as principais ferramentas de trabalho da edição fotográfica.

PROGRAMA

– Processo comunicativo
– Perceção e comunicação visual
– Componente prática de escolha rápida de imagens
– Composição fotográfica
– Sociedade da informação e globalização
– Elementos estruturantes da notícia, reportagem, retrato e portfólio
– Como contar uma história em imagens

INSCRIÇÕES

EMPREGADOS
– Taxa de inscrição fixa (20,00 €), não sujeita a desconto, não reembolsável, a ser paga até 5 dias úteis antes do início do curso. A inscrição só se considera válida após pagamento da taxa de inscrição.
– Taxa de frequência, pagável até ao 1º dia da formação.

No final da formação, todos aqueles que pagaram taxa de inscrição e que tenham terminado com sucesso o curso ficam com um crédito, correspondente à taxa de inscrição, com validade de 12 meses, que pode ser única e exclusivamente utilizado para se inscreverem num novo curso no Cenjor. Ou seja, podem, no prazo de 12 meses, frequentar mais uma ação sem voltar a pagar taxa de inscrição.

DESCONTOS
Desconto de 50% na taxa de frequência para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

DESEMPREGADOS
Os desempregados beneficiam da isenção na taxa de inscrição e de frequência. Para usufruir da isenção deverão apresentar uma declaração, atualizada, confirmando a inscrição no Centro de Emprego.

As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt