FINALIDADE

Conferir competências em ferramentas de gestão de bases de dados, processamento RAW e preparação para as mais diversas saídas, enquanto suporte da prática fotográfica, fotojornalística e da reportagem fotográfica.

DESTINATÁRIOS

Fotógrafos, Jornalistas, técnicos de comunicação e outros produtores de conteúdos que necessitem de usar fotografias, no âmbito da sua publicação imediata ou diferida em diversos suportes de media.

NOTA: Este não é um curso de técnicas fotográficas. Pressupõe-se que o formando tem conhecimentos prévios de fotografia e possui câmara com possibilidade de ajustes manuais e suporte a ficheiros RAW.

OBJETIVOS

No final do curso, os formandos deverão estar aptos a concluir o processo de captura de imagens fotográficas (trabalho autónomo), gerir as suas bases de dados de imagens, processar os seus ficheiros RAW e preparar as mesmas no âmbito da sua publicação imediata ou diferida em diversos suportes de media, seja on-line ou em papel.

PROGRAMA

Imagem digital
Fluxo de trabalho digital
Imagem digital: pixéis, dimensão, resolução e profundidade de cor
Gestão de cor: noções básicas, espaços de cor e calibração de monitores
A câmara fotográfica digital, DSLR ou mirrorless, e as suas configurações essenciais

Gestão de bases de dados
Configurações das preferências e das áreas de trabalho do Adobe Bridge e Adobe Camera RAW
Informação EXIF e IPTC, e a sua relevância para a gestão de bases de dados
O essencial do Adobe Bridge, como gestor de bases de dados
Aplicação de informação de direitos de autor, palavras-chave, aplicação de hierarquia de estrelas e/ou cores, criação de smart collections, entre outros, e filtragem por estes ou outros atributos das imagens

Processamento de ficheiros RAW e/ou Jpeg, com o Adobe Camera RAW
Processamento/revelação RAW Vs Edição de imagem
Processadores RAW: quais são e quais as principais características
Processamento de imagens RAW, com o Adobe Camera RAW

INSCRIÇÕES

EMPREGADOS
– Taxa de inscrição fixa (20,00 €), não sujeita a desconto, não reembolsável, a ser paga até 5 dias úteis antes do início do curso. A inscrição só se considera válida após pagamento da taxa de inscrição.
– Taxa de frequência, pagável até ao 1º dia da formação.

No final da formação, todos aqueles que pagaram taxa de inscrição e que tenham terminado com sucesso o curso ficam com um crédito, correspondente à taxa de inscrição, com validade de 12 meses, que pode ser única e exclusivamente utilizado para se inscreverem num novo curso no Cenjor. Ou seja, podem, no prazo de 12 meses, frequentar mais uma ação sem voltar a pagar taxa de inscrição.

DESCONTOS
Desconto de 50% na taxa de frequência para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

 
DESEMPREGADOS
Os desempregados beneficiam da isenção na taxa de inscrição e de frequência. Para usufruir da isenção deverão apresentar uma declaração, atualizada, confirmando a inscrição no Centro de Emprego.

 
As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt