FINALIDADE

O Adobe Lightroom é um software pensado para agilizar a gestão e otimização dos negativos digitais (Raw), ainda que também aceite outros formatos. É um programa muito completo e muito intuitivo, que permite, por exemplo, dinamizar a gestão de um arquivo fotográfico, aplicar tratamentos não destrutivos, apresentar imagens em slideshow e atribuir a localização onde se fizeram as fotografias. São ferramentas que interessam a profissionais e amadores que trabalhem com grandes quantidades de imagens e pretendam simplificar o fluxo de trabalho.

DESTINATÁRIOS

Fotógrafos profissionais ou amadores que trabalhem normalmente com uma grande quantidade de fotografias e que necessitem de um fluxo de trabalho eficiente e rápido.

PROGRAMA

Apresentação da plataforma Lightroom
Ficheiros RAW e DNG
Costumização do programa

Módulo de importação
– Importar de um cartão ou de um disco externo

Módulo Biblioteca (Library)
– aplicação de metadados, palavras chave, escolha, aplicação de classificação para escolha

Módulo de tratamento (Develop)
– Reenquadramento, Temperatura de côr, correcção de exposição, contraste, correcção tonal, altasluzes, baixas-luzes, saturação
– Tratamento individualizado da cor em tonalidade, luminosidade e saturação
– Redução de ruído, efeitos, preto & branco, correcção de ângulos
– Spot removal, máscaras. Presets
– Cópias virtuais, Presets e sincronização

Módulo de Exportação
– Altas e baixas resoluções. Presets de exportação. Marca de água
– Colecções, slideshow e georreferenciação de fotografias

Exercícios práticos de aplicação de conhecimentos e dúvidas

OBJETIVOS GERAIS

Pretende-se, com este curso, habilitar os/as participantes com as competências para utilizar o software Adobe Lightroom na sua plenitude, designadamente:

– Módulos de Importação e Biblioteca: ler e aplicar metadados e palavras-chave, filtrar, escolher.

– Módulo de Tratamento: gerir luminosidade, contraste, temperatura de cor, enquadramento, tratamento módulo “basic”, preto & branco e restantes características do tratamento fotográfico, com ou sem máscaras; fazer pequenos ajustes de limpeza, tratamento de ruído digital, correção de aberrações cromáticas; fazer máscaras de tratamento/spot removal/noise reduction; fazer cópias virtuais, sincronização de tratamento e dados.

Os/as formandos/as deverão, igualmente, saber fazer uma “tethered session” e exportar as fotografias para alta e baixa resolução, bem como colocar marca de água, customizar o programa, fazer um “slideshow” e georreferenciar uma fotografia.

TAXA DE FREQUÊNCIA

40 euros

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Essencialmente sessões expositivas, com métodos e instrumentos de trabalho do Adobe Lightroom.
No final da formação haverá um trabalho prático a ser executado e entregue ao formador.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt