Para que o profissional alcance os seus objetivos, ao produzir um trabalho fotográfico de autor, necessita de uma orientação metodológica de acompanhamento, para que os resultados do seu trabalho sejam mais conclusivos e adequados aos meios de comunicação e suportes a que esse trabalho se destina.
Este curso tem como propósito ajustar os conhecimentos técnicos aos métodos de conceção, para um resultado mais eficaz, quer na comunicação, quer no produto final, no âmbito do retrato e da utilização do corpo na prática fotográfica.
A presente ação organiza-se como Formação Modular Certificada, correspondente a duas Unidades de Formação de Curta Duração do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).
Fotógrafos ou profissionais de outras áreas artísticas que se cruzem com a Fotografia; estudantes de Fotografia, Audiovisuais, Artes Visuais ou Multimédia que reúnam os seguintes pré-requisitos:
– Possuam mais de 200 horas de formação em fotografia ou imagem/multimédia;
– Possuam conhecimentos teórico-práticos de técnica fotográfica / imagem compatíveis com os objetivos do curso;
– Consigam apresentar um portefólio de trabalhos realizados e propostas de projetos de autor, a realizar ou em progresso;
– Possuam equipamento de captação/edição de imagem próprio.
Pretende-se, com este curso, estimular a conceção e execução de projetos fotográficos de autor, no âmbito do retrato e da utilização do corpo enquanto objeto e meio artístico.
A organização da formação, em modo b-learning e com uma sequência de sessões mais espaçada, temporalmente, do que o habitual, pretende proporcionar o enquadramento adequado à tutoria ativa do trabalho autónomo a ser desenvolvido pelos/as formandos/as, que inclui a prática fotográfica, a seleção e a edição de imagens, de acordo com o projeto criativo.
O CORPO NA PRÁTICA FOTOGRÁFICA (UFCD 9315 do C.N.Q. – 25 h)
Objetivos
– Analisar o corpo como entidade inesgotável e renovável no processo comunicativo.
– Analisar o corpo como ponto de partida para um espaço de experimentação.
– Executar exercícios fotográficos colocando em prática problemáticas relacionadas com a utilização do corpo enquanto objeto e meio artístico.
Conteúdos
– Corpo como
• Autorretrato e autorrepresentação
• Referência histórica
• Espaço de ficção e realidade
• Fronteira entre o eu e o outro
• Ponto de partida para um espaço de experimentação
– Prática fotográfica
PROCESSOS CRIATIVOS NAS ARTES VISUAIS (UFCD 9307 do C.N.Q. – 25 h)
Objetivos
– Analisar e problematizar a importância da expressividade nas artes visuais.
– Analisar a linguagem fotográfica como processo artístico.
– Aplicar a metodologia relativa ao processo criativo.
– Executar pequenos projetos fotográfico, aplicando diversos processos criativos.
Conteúdos
– Expressividade da linguagem plástica
• Desenho como construção de imagens
• Pensamento gráfico
• Os sentidos
• Pesquisa artística
– Linguagem fotográfica
– A comunicação e processos criativos
• Metodologia de processo criativo
– Prática de exercícios de formação do sentido plástico e do pensamento visual aplicados a projetos fotográficos
EMPREGADOS
– Taxa de inscrição fixa (20,00 €), não sujeita a desconto, não reembolsável, a ser paga até 5 dias úteis antes do início do curso. A inscrição só se considera válida após pagamento da taxa de inscrição.
– Taxa de frequência, pagável até ao 1º dia da formação.
No final da formação, todos aqueles que pagaram taxa de inscrição e que tenham terminado com sucesso o curso ficam com um crédito, correspondente à taxa de inscrição, com validade de 12 meses, que pode ser única e exclusivamente utilizado para se inscreverem num novo curso no Cenjor. Ou seja, podem, no prazo de 12 meses, frequentar mais uma ação sem voltar a pagar taxa de inscrição.
DESCONTOS
Desconto de 50% na taxa de frequência para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.
DESEMPREGADOS
Os desempregados beneficiam da isenção na taxa de inscrição e de frequência. Para usufruir da isenção deverão apresentar uma declaração, atualizada, confirmando a inscrição no Centro de Emprego.
As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.
A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.
Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt