FINALIDADE

Para que o profissional alcance os seus objetivos, ao produzir um trabalho de autor, necessita de um orientação metodológica de acompanhamento, para que os resultados do seu trabalho, sejam mais conclusivos e adequados aos meios de comunicação e suportes a que esse trabalho se destina. Para isso, a conceção de raiz do projeto desde o início ao fim, é fundamental.
Este curso tem como propósito, o de ajustar os conhecimentos técnicos, aos métodos de conceção, para um resultado mais eficaz, quer na comunicação, quer no produto final.

DESTINATÁRIOS

Fotógrafos ou profissionais de outras áreas artísticas que se cruzem com a fotografia; estudantes de Fotografia, Audiovisuais, Artes Visuais ou Multimédia que reúnam, cumulativamente, os seguintes pré-requisitos:
– Possuam mais de 200 horas de formação em fotografia ou imagem/multimédia;
– Possuam conhecimentos teórico-práticos de técnica fotográfica / imagem compatíveis com os objetivos do curso;
– Consigam apresentar um portefólio de trabalhos realizados e propostas de projetos de autor, a realizar ou em progresso;
– Possuam equipamento de captação/edição de imagem próprio.
– A admissão neste curso está sujeita a entrevista de seleção.

PROGRAMA

50 H

O corpo na Prática Fotográfica (UFCD 9315 do C.N.Q. – 25 h)
O olhar documental e a prática artística
Noção de projeto
Prática fotográfica de acordo com projeto criativo

Processos Criativos nas Artes Visuais (UFCD 9307 do C.N.Q. – 25 h)
Trabalhos nas áreas artísticas
Cruzamento e interseção entre áreas artísticas
Projeto para exposição

OBJETIVOS GERAIS

Pretende-se, com este curso, estimular a conceção e execução de projetos fotográficos de autor, que poderão cruzar referências de várias áreas criativas e linguagens artísticas, mas deverão ter a fotografia como ponto de partida.

A organização da formação, em modo não presencial e com uma sequência de sessões mais espaçada, temporalmente, do que o habitual, pretende proporcionar o enquadramento adequado à tutoria ativa do trabalho autónomo a ser desenvolvido pelos/as formandos/as, que inclui a prática fotográfica, a seleção e a edição de imagens, de acordo com o projeto criativo.

No final da ação, os/as formandos/as deverão ter concretizado um projeto experimental/autoral para produção de uma exposição, instalação, performance, vídeo, livro ou outra.

TAXA DE FREQUÊNCIA

100 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre em sessões com formação presencial com recurso aos métodos expositivo, demonstrativo e ativo, além da elaboração de um trabalho final.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt