FINALIDADE

Neste curso os participantes são convidados a explorar diversas ferramentas e a resolver exercícios que estimulam o desbloqueio dos nossos processos criativos, permitindo desta forma dar asas ao nosso potencial criativo e facilitar a resolução de desafios, profissionais e pessoais.

DESTINATÁRIOS

Este curso, pela abrangência do seu propósito e dada ser uma temática de interesse transversal, é uma mais valia para qualquer destinatário, em qualquer área e actividade profissional, dado que desenvolver as nossas capacidades criativas é de fundamental importância para qualquer destinatário.

Destina-se, prioritariamente, a titulares de habilitação superior em qualquer área.

PROGRAMA

16 H

Criatividade e o Auto-Conhecimento
– O que é a Criatividade
– Paradigmas e Bloqueadores da Criatividade
– Capacidades Criativas: o que vejo no meu espelho

Dimensões da Criatividade
– Etapas do Processo Criativo
– Promover a Criatividade em Grupos de Trabalho

Criatividade e o Processo de Tomada de Decisão
– A Razão e a Emoção na Tomada de Decisão
– Reconhecer, avaliar e estimular práticas criativas de produção de novas ideias
– Técnicas e Ferramentas ativadoras da Criatividade
– Técnicas de Diagnóstico de Ideias, de Geração e de Selecção de Ideias
– Transformar Ideias para Agregar Valor

OBJETIVOS GERAIS

No final deste Curso os destinatários vão adquirir conhecimentos e ferramentas que lhes permitem optimizar o seu trabalho e ultrapassar desafios com maior agilidade, quantidade e qualidade de resposta.

TAXA DE FREQUÊNCIA

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

METODOLOGIA

Ao longo do Curso vai ser privilegiado o Método Activo, através de dinâmicas de grupo e análise de situações reais (case-study). Serão feitos brainstormings, trabalhos de grupo, debates a partir de vídeos, entre outros exercícios.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt