- Comunicação e Interação com os Média
- Comunicação Interpessoal e Assertividade
- Criatividade em Comunicação
- Da Ideia ao Palco: Curso de Apresentações e Palestras
- Desenvolver a Criatividade
- Escrita Criativa – Nível 01
- Escrita Criativa – Nível 02
- Fake News e Desinformação
- Falar em Público
- Gestão de Conflitos
- Gestão de Tempo e Organização de Trabalho
- Google Ads para Jornalistas
- GA4 – Google Analytics para Jornalistas
- Introdução à Publicidade Digital
- Liderança e Motivação de Equipas
- Técnicas de Comunicação Oral
FINALIDADE
DESTINATÁRIOS
PROGRAMA
OBJETIVOS GERAIS
Facilitar as relações dos formandos com os jornalistas dos diferentes meios, assegurando o rigor da comunicação, quer quando são os jornalistas a pedir esclarecimentos sobre qualquer questão de atualidade, quer quando é a instituição a tomar a iniciativa de divulgar elementos informativos, entendidos como de interesse público.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Consolidar atitudes e comportamentos adequados ao relacionamento com os jornalistas de uma forma rigorosa, através
do conhecimento dos valores e funcionamento da Comunicação Social;
• Analisar as relações com os órgãos de informação e perceber as suas repercussões na projeção da imagem das
instituições;
• Caraterizar e explorar o potencial mediático das instituições, assimilando o valor da criação de relações eficazes
e duradouras para o planeamento de uma estratégia sustentada de informação;
• Gerir uma situação de Comunicação de Crise;
• Redigir e emitir um comunicado e assegurar um bom desempenho numa conferência de imprensa, em situação de crise;
• Falar para a televisão, utilizando uma linguagem e uma postura adequadas, quando inquirido por um jornalista desse meio
de comunicação;
• Falar para a rádio, utilizando uma linguagem adequada, quando inquirido por um jornalista desse meio de comunicação;
• Compreender a produção jornalística para a Web e as especificidades deste meio, face aos meios tradicionais
da Comunicação Social, e dominar as regras essenciais da escrita jornalística para suportes digitais.
TAXA DE FREQUÊNCIA
A definir
METODOLOGIA
A ação de formação privilegia a componente prática, cruzada com uma indispensável introdução teórica. Nos ateliês, componente prática por excelência, haverá também bases teóricas introdutórias, de enquadramento a cada exercício. Os formandos efectuarão exercícios em sala, alguns deles simulando a realidade, designadamente no que se refere à produção de comunicados e ao contacto, na situação de “fonte”, com a Rádio e a Televisão.
As simulações incidem na entrevista individual com cada um dos formandos, em estúdio de Televisão e de Rádio, para simulação de emissão. Cada formando preparará entrevistas relacionadas com o seu campo de atividade, para serem simuladas.
A metodologia contempla ainda a simulação de conferência de imprensa, em que os formandos desempenharão papéis específicos.
AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.
Para mais informações, contactar Helena Rodrigues da Silva – tlf.: 218855003 • e-mail: hsilva@cenjor.pt