DURAÇÃO

175 horas

CONDIÇÕES DE ACESSO

Desempregados, jovens ou adultos, subsidiados ou não, registados nos Centros de Emprego do IEFP, IP, com habilitações mínimas ao nível do Ensino Secundário (12.º ano de escolaridade).
Ter frequentado Design Editorial e Tratamento de Imagem – nível I

OBJETIVOS

Pretende-se, com esta ação de formação, que os formandos adquiram as competências essenciais ao tratamento editorial e à paginação, com especial enfoque na paginação do livro, no âmbito da conceção e execução de projetos editoriais.

PROGRAMA

UFCD 10454 – INFOGRAFIA NO PROJECTO GRÁFICO (25 HORAS)

Infografia
Construção de uma infografia – metodologia
Fases de desenvolvimento do projeto no âmbito da infografia e da comunicação gráfica

UFCD 10464 – DESIGN EDITORIAL-DESENVOLVIMENTO (25 HORAS)

Conceitos avançados do design editorial
Design editorial e design estratégico
Componentes técnicas e estruturais dos suportes editoriais
Projeto editorial avançado

UFCD 10258 – PAGINAÇÃO-DESENVOLVIMENTO (25 HORAS)

Criação de um documento
Moldar o texto a imagens
Páginas mestras
Colunas e “BaselineGreed”
Estilos de parágrafo e de caracter
Listas e índices
Tabelas
Notas de rodapé
Saídas e análise de provas
Interação de texto e imagens
Técnicas de maquetização revisão e acertos de provas
Preparação para impressão

UFCD 0022 -TÉCNICAS DE VECTORIZAÇÃO MANUAL E AUTOMÁTICA (50 HORAS)

Scanner de baixa resolução
Digitalização em baixa resolução
Vectorização sobre imagens de baixa resolução
Vectorização sem imagens
Illustrator/Freehand
Saídas e análise de fotolitos
Adobe Steamline
Corel trace
Auto trace/freehand

UFCD 10445 – PROJETO GRÁFICO PARA OS MEIOS IMPRESSOS (25 HORAS)

Projeto gráfico para meios impressos
Projeto gráfico – briefing
Artes finais e acabamentos
Impressão, exportação e difusão conforme as finalidades do projeto gráfico

UFCD 9974 – TRATAMENTO DE IMAGEM AVANÇADO (25 HORAS)

Automatização de tarefas
Retoques avançados para imagens complexas
Técnicas e noções avançadas sobre as camadas
Transformação de imagens e efeitos especiais
Pintura avançada (utilizar e criar novos pincéis)
Formas vetoriais
Gestão de perfis e configurações de cores
Ajustes avançados de cores e tons
Artes finais e gestão de ficheiros para impressão
Criação e estruturação de layouts
Trabalho em ambiente 3D
Utilização da timeline na criação/edição de pequenas animações