CONDIÇÕES DE ACESSO

Desempregados, jovens ou adultos, subsidiados ou não, registados nos Centros de Emprego do IEFP da região do Algarve, com habilitações ao nível do Ensino Secundário.

OBJETIVOS

Pretende-se, com esta ação de formação, que os/as formandos/as desenvolvam competências para utilizar a assertividade como técnica potenciadora da eficácia da comunicação interpessoal.

PROGRAMA

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E ASSERTIVIDADE (UFCD 5440 do C.N.Q. – 25 h)

– Comunicação interpessoal
   Elementos básicos do processo comunicacional
   Determinantes da comunicação eficaz
   Estilos comunicacionais
   A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho

– Estilos de comportamento e comportamento assertivo
   Estilos típicos de comportamento
   Dimensões do comportamento assertivo
   Componente emocional da assertividade
   Desenvolvimento da assertividade

GESTÃO DE STRESS E GESTÃO DE CONFLITOS (UFCD 4651 do C.N.Q. – 25 h)

– Gestão de stress
   Stress -conceito e modelo explicativo
   Causas e fatores primários de stress no trabalho
   Sintomas de stress – relação entre desempenho e stress
   Avaliação individual do grau de stress
   Fases do stress
   Formas individuais de lidar com o stress
   Fatores de risco
   Procrastinação
   Tomada de decisões
   Estilo de vida
   Como Implementar a mudança
   Análise da situação
   Gestão do tempo
   Assertividade
   Técnicas de relaxamento e meditação

– Gestão de conflitos
   Relações interpessoais e o conflito
   Diferentes tipos de conflitos
   Fontes e rastilhos de conflito
   Conflito enquanto processo
   Estilos pessoais de gestão de conflitos
   Conflito como oportunidade
   Guia para a navegação em situações de conflito: estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros

CONTACTOS

Para mais informações, contactar – Ana Cristina Vieira – tlf.: 218855004 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: avieira@cenjor.pt