FINALIDADE
Desde a década passada, os podcasts têm conquistado um número crescente de adeptos, acompanhando o desenvolvimento do chamado mobile lifestyle. Cada vez mais, o contacto com os conteúdos é feito através de dispositivos móveis, permitindo maior liberdade aos consumidores. Por outro lado, a variedade de ferramentas disponíveis tornou mais aliciante a produção e distribuição de programas que, tal como na rádio tradicional, têm a vantagem de poderem ser escutados enquanto se realizam outras tarefas. Para além disso, ao contrário do broadcasting, que supõe uma lógica de programação, o podcasting permite uma maior variedade de formatos, quer relativamente à duração de cada episódio quer de conteúdos temáticos, que podem ser direcionados a nichos de interesse e mercado, sem as limitações geográficas ou de consumo em direto da rádio tradicional.
O curso de formação em Criação de Podcasts pretende ser uma iniciação ao podcasting, preparando os/as formandos/as para a realização de podcasts, através do entendimento da linguagem específica deste meio, das técnicas de gravação e edição, e ainda das possibilidades de disseminação dos conteúdos através da Internet. Nesta formação, propõe-se uma abordagem crítica das possibilidades do podcasting, através da realização prática de um projeto individual final.
DESTINATÁRIOS
Esta ação destina-se a estudantes de Jornalismo / Comunicação e a todas as pessoas que trabalhem ou pretendam trabalhar no setor da comunicação, independentemente dos conhecimentos técnicos específicos na área do audiovisual.
PROGRAMA
60 H
Podcasts: a rádio mais perto do ouvinte (8 horas)
Linguagem Áudio (12 horas)
Bases da Linguagem Radiofónica (4 horas)
Escrever para dizer e ser escutado (4 horas)
Como Distribuir o Podcast (4 horas)
Plataformas de Distribuição (4 horas)
Trabalho autónomo (8 horas)
Edição do Projeto individual (12 horas)
Escuta Crítica dos Projetos (4 horas)
OBJETIVOS GERAIS
Pretende-se, com esta ação de formação, que os/as formandos/as apreendam as técnicas de produção, gravação, edição e publicação de podcasts.
TAXA DE FREQUÊNCIA
100 euros.
Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.
Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.
METODOLOGIA
A execução do presente plano de formação preconiza uma metodologia predominantemente ativa. Serão utilizados os métodos expositivo (participado), interrogativo e demonstrativo, e o método da descoberta para a realização do trabalho prático. A ação seguirá uma organização em modo presencial (em sala e estúdio de rádio), visando a aquisição de competências por parte dos formandos e a sua autonomia progressiva. Esta metodologia pressupõe uma tutoria ativa por parte dos formadores, através do acompanhamento e análise crítica dos trabalhos produzidos pelos formandos.
AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.
Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt