Webinares IBERIFIER: Traz a tua pergunta sobre algoritmos e redes sociais para adolescentes, banalização da desinformação e machismo nas redes sociais

O Observatório Ibérico de Média Digitais, IBERIFIER, está a planear uma temporada de videoconferências dedicada à discussão de temas fraturantes da atualidade inseridos no campo dos média. O ciclo arranca com o “webinar”, Quem escolhe por ti?, que se propõe analisar, dia 24 de março, o papel dos algoritmos nas plataformas digitais e refletir sobre a recente regulação relacionada com a participação dos jovens nas redes sociais. A participação dá direito a certificado de presença emitido pelo Centro Protocolar de Formação Profissional dos Jornalistas, CENJOR. As sessões decorrem à terça-feira, sempre pelas 18 horas.

O segundo webinar terá como ponto de partida a pergunta A desinformação é normal? e está agendado para 14 de abril. O objetivo deste encontro é discutir a possível banalização da desinformação no espaço público.

A terceira sessão abordará as narrativas de misoginia que têm estado associadas a conteúdos manipulados, que circulam nas redes sociais online. Machismo apanhou o comboio da desinformação? é a questão que mobiliza a debate, previsto para 12 de maio.

As videoconferências contam com especialistas convidados, cuja missão é descodificar e analisar os temas e responder diretamente às perguntas colocadas pelos participantes. Prepara as tuas questões e junta-te à discussão.

Calendário

As sessões desenvolvem-se ao longo de 1h30, sempre ao final da tarde (18h00-19h30), através da plataforma digital Zoom.

12 de maio – Machismo apanhou o comboio da desinformação?
moderadora: Dina Margato
oradores: Joana Martins, Sofia Ferro Santos
 
A participação é gratuita e confere certificado.
As inscrições já se encontram abertas e são efetuadas através dos links disponíveis na coluna à direita.
 

Para informações adicionais, contactar o Gabinete de Apoio à Formação do Cenjor: Ana Cristina Vieira – tlf.: 218855004 • e-mail: avieira@cenjor.pt