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FINALIDADE

O curso de FPIF visa habilitar os formandos com as competências para preparar, gerir, animar e avaliar, eficazmente, ações de formação, na sua área específica de intervenção, e refletir sobre os sistemas de formação. No final da ação, nos termos legais e de acordo com a Autorização de Funcionamento emitida pelo IEFP, I.P., os formandos que a concluam, com assiduidade (cumprindo o mínimo de 90% da carga horária e sem faltar a um módulo inteiro) e aproveitamento, ficarão habilitados à obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas (CCP).

DESTINATÁRIOS

Indivíduos que pretendam adquirir as competências pedagógicas necessárias para o exercício da atividade de Formador, titulares de uma qualificação de nível superior ou que possuam experiência profissional comprovada de, no mínimo, cinco anos, com prioridade para os jornalistas e outros profissionais da área da Comunicação.

OBJETIVOS

No final do curso, os formandos deverão saber:
– Distinguir os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal, as competências exigíveis ao formador e o seu papel nos diversos sistemas em que intervém;
– Fazer uma autoavaliação face ao perfil de competências desejável, conseguindo identificar as suas características pessoais na interação pedagógica;
– Preparar/planificar sessões de ensino/aprendizagem, tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação;
– Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa.
– Desenvolver e dinamizar sessões de formação, na sua área de atividade, sabendo escolher, conceber e aplicar os métodos e técnicas pedagógicas mais adequadas aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto da formação;
– Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
– Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
– Assumir uma relação pedagógica facilitadora dos processos de aprendizagem, adequando-os à especificidade do indivíduo adulto e do grupo em formação;
– Identificar os aspetos a melhorar no seu desempenho como formadores;
– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

PROGRAMA

Formador: Sistema, Contextos e Perfil
Simulação Pedagógica Inicial
Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
Metodologias e Estratégias Pedagógicas
Operacionalização da Formação: do Plano à Ação
Recursos Didáticos e Multimédia
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Avaliação da Formação e das Aprendizagens
Simulação Pedagógica Final

INSCRIÇÕES

EMPREGADOS
– Taxa de inscrição fixa (20,00 €), não sujeita a desconto, não reembolsável, a ser paga até 5 dias úteis antes do início do curso. A inscrição só se considera válida após pagamento da taxa de inscrição.
– Taxa de frequência, pagável até ao 1º dia da formação.

No final da formação, todos aqueles que pagaram taxa de inscrição e que tenham terminado com sucesso o curso ficam com um crédito, correspondente à taxa de inscrição, com validade de 12 meses, que pode ser única e exclusivamente utilizado para se inscreverem num novo curso no Cenjor. Ou seja, podem, no prazo de 12 meses, frequentar mais uma ação sem voltar a pagar taxa de inscrição.

DESCONTOS
Desconto de 50% na taxa de frequência para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

 
DESEMPREGADOS
Os desempregados beneficiam da isenção na taxa de inscrição e de frequência. Para usufruir da isenção deverão apresentar uma declaração, atualizada, confirmando a inscrição no Centro de Emprego.

 
As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar Helena Rodrigues da Silva – tlf. geral: 218855000 / direto: 218855003 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: hsilva@cenjor.pt