FINALIDADE

Adquirir, cimentar ou complementar competências na área de Produção de Televisão, nas vertentes Entretenimento e Informação.

DESTINATÁRIOS

Jornalistas. Colaboradores da área dos Audiovisuais e Produção dos Média, nas vertentes da Informação e/ou do Entretenimento. Pessoas que tenham ou estejam a adquirir formação de nível superior na área do Jornalismo ou da Comunicação, ou noutras com relevância para as competências de um produtor de televisão.

PROGRAMA

150 H

Ideias e oportunidades de negócio (UFCD 7853 do C.N.Q. – 50 h)
Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
Tipo de informação a recolher
Análise de experiências de criação de negócios
Modelos de negócio
Definição do negócio e do target
Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
Tipos de negócio
Contacto com entidades e recolha de informação no terreno

Produção audiovisual (UFCD 9363 do C.N.Q. – 50 h)
Produção audiovisual
– Produção como formalização da ideia em projeto
– Gestão de recursos humanos, técnicos, financeiros e logísticos
– Contactos
– Legislação e direitos de autor
– Orçamentos, contratos e fiscalidade – custos de produção
– Normas de segurança e prevenção de riscos
– Recursos humanos
– Dossiê de produção

As três fases da produção
– Pré-produção
– Produção
– Pós-produção

Gestão e implementação de projeto audiovisual (UFCD 9384 do C.N.Q. – 50 h)
Caracterização de um grupo e as suas relações de trabalho

Desenvolvimento dos temas e das ideias com criatividade
– Estudos de mercado e sondagens
– Classificação, estudo e tratamento da investigação
– Diversos formatos audiovisuais
– Diversos formatos multimédia
– Concretização da ideia – primeiro alinhamento

Diferentes tipos de orçamento
Patrocínios e apoios ao projeto
Fases de execução do projeto

 

OBJETIVOS GERAIS

O curso tem como objetivos:
– Dotar os formandos de competências teórico práticas no âmbito da Produção de Televisão;
– Conferir aos formandos as ferramentas para que conheçam, identifiquem e compreendam os conhecimentos e mecanismos essenciais ao desempenho da função de produtor/a de televisão.

TAXA DE FREQUÊNCIA

350 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Método expositivo participado e interrogativo. Método da descoberta. Método demonstrativo. Jogos pedagógicos. Role play. No final do curso será realizado um trabalho prático individual de concepção, planificação e gravação de um programa de televisão, com a duração de 10 minutos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855012 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: ccardoso@cenjor.pt