FINALIDADE

Todos o reconhecemos. Já há alguns anos que o desenho em ambiente 3D tem estado na base dos projetos de comunicação visual mais mediáticos, sejam eles nas áreas da informação, do marketing, do entretenimento, dos jogos ou da comunicação digital, independentemente do meio de distribuição. Os filmes de animação 3D são os que levam mais público ao cinema, não existe canal de televisão que não recorra ao desenho 3D para incrementar valor nos separadores, os futuros decisores daqui a 20 anos são aqueles que agora se desenvolvem com uma estrutura mental imersiva nos jogos a três dimensões.
Mas também reconhecemos, ao nível da formação, que o desenvolvimento de animações 3D é a área mais exigente do ponto de vista da absorção de novos conhecimentos. É pois com profundo orgulho, mas sobretudo com legitimidade e consciência, que o CENJOR disponibiliza aos seus formandos novos cursos nas áreas de modelação e animação 3D, apresentando o Workshop de 50 horas como a porta de entrada para esse universo em constante desenvolvimento.

DESTINATÁRIOS

Jornalistas, técnicos de audiovisuais e multimédia e outros profissionais da Comunicação com currículo adequado aos objetivos do curso. Sem necessidade de quaisquer conhecimentos prévios, é a ação ideal para migrar do universo 2D para o universo 3D.

PROGRAMA

50 H

Animação digital 3D – modelação (UFCD 9614 do C.N.Q)
– Conceito de espaço tridimensional e sistema de coordenadas
– Primitivas geométricas e componentes de um objeto
– Visão geral sobre escultura digital
– Típos de polígonos (tris, quads, ngons)
– Noções sobre normals e topologia
– Tipos de geometria (poligonal, nurbs, subdivs)
– Viewports ortogonais e perspetiva
– Operações de modelação e seleção de componentes
– Operações de transformação (escala, rotação, translação)
– Reorientação de manípulos de transformação
– Extrusão e criação de arestas (inset, bevel, bridge)
– Criação de polígonos em geometria aberta e união de vértices
– Loft e Lattice
– Simetria, snaps, modelação proporcional e operações de tweaking
– Model Sheets
– Processos de construção e utilização de referências
– Ferramentas e práticas de modelação estática e/ou animada

OBJETIVOS

A presente ação de formação visa dotar os participantes de soluções técnicas e criativas essenciais ao domínio da criação digital de projetos em ambiente 3D, criando as competências necessárias para conceber, desenvolver e renderizar imagens tridimensionais numa perspetiva de acrescentar maior capacidade ilustrativa a uma notícia, a uma história, a um debate de ideias.

TAXA DE FREQUÊNCIA

100 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

A execução do presente plano de formação preconiza uma metodologia predominantemente demonstrativa e ativa. Será utilizado o método participado e colaborativo, através de sessões online síncronas, de sessões assíncronas e da distribuição de material de apoio para a realização de várias tarefas, onde serão privilegiados o método demonstrativo e o trabalho autónomo, com apoio à distância, visando a aquisição de competências por parte dos formandos que permita a autonomia progressiva na generalização dos saberes a novas situações. Todos os formandos deverão ser capazes de concluir um portefólio online, que será objeto de visionamento crítico e da avaliação do formador.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Helena Rodrigues da Silva – tlf.: 218855003 • e-mail: hsilva@cenjor.pt