FINALIDADE

Pensamento multimédia, cultura audiovisual e polivalência numa plataforma colaborativa. Se um Messias descesse à terra para nos indicar o caminho próximo da comunicação entre seres humanos em tempos de pandemia, esses seriam por certo os três mandamentos que nos deixava.
1. Pensamento Multimédia – porque a nossa informação vai continuar a ser distribuída por vários meios; vai permitir uma maior liberdade de decisão numa estrutura cada vez maior de redes; vai convidar a um raciocínio tão rápido e paralelo dos receptores que devem ser os produtores a evitar que resulte em divergente.
2. Cultura Audiovisual – porque é com esses dois sentidos que continuamos a chegar mais facilmente ao público; porque quanto mais conhecermos desse enquadramento, mais facilmente podemos estabelecer associações que estão na base da comunicação com multi-escolhas; porque quanto mais dominarmos a tecnologia imagética, mais possibilidades vamos criar para reagir em estados de emergência; porque quanto mais facilmente fizermos “filmes nas nossas cabeças” mais tempo ganhamos nas decisões.
3. Polivalência – porque num universo habitado por conteúdos tão diferentes como desenho, texto, fotografia, vídeo, som, animação e web, só vamos conseguir dominar o processo se apostarmos em todas as frentes.

DESTINATÁRIOS

Técnicos audiovisuais que queiram apreender uma metodologia de comunicação multidisciplinar; jornalistas, gestores de projeto, designers e outros profissionais da comunicação que pretendam incrementar as ferramentas multimédia como parte integrante do seu exercício; professores, formadores e outros profissionais do ensino que procurem cativar os alunos com o universo visual que tanto ajuda à transmissão de conhecimento. O fluxo apresentado abrange a etapa inicial, pelo que não é necessário qualquer conhecimento prévio.

PROGRAMA

50 H

Módulo 1. Introdução
Apresentação.
Objetivos.
Potencialidades.
Plataforma Colaborativa.

Módulo 2. Metodologias Workflow
Tipos de Fluxos.
Workflow vs Processo.
Exemplos Multimédia.

Módulo 3. Tecnologia Auxiliar
Bancos de Dados.
Ferramentas Online.
Softwares Gratuitos.
Adobe Creative Cloud.

Módulo 4. Design Thinking
Etapas do DT.
Modelo ADDIE.
Brainstorming.
Jornada do utilizador.
Protótipo Wireframe.
Q&A.

Módulo 5. Pré-produção
Técnicas de Briefing.
Narrativa Não-linear.
Planeamento Multimédia.
Elementos Integrantes.
Equipamento Digital.
Stylesheet & Shotlist.
Q&A.

Módulo 6. Data Mining
Processo de Desenvolvimento.
Recolha de Dados.
Hierarquização Multinível.
Storyboard.
Q&A.

Módulo 7. Produção
Construções Imagéticas.
Assets vectoriais.
Produção Videográfica.
Integração 3D.
Banda Sonora.
Desenho de Interfaces.
Design Responsivo.
Q&A.

Módulo 8. Pós-produção
Tipos de Edição.
Ritmo e Continuidade.
Jumpcut.
Elipse vs Prolepse.
B-Roll Footage.
Raccord Audiovisual.
Correção de Cor.
Motion Graphics.
Q&A.

Módulo 9. Implementação
Renderização.
Fase de Testes.
Formatos de Saida.
Desktop Publishing.
Online Publishing.
CRM.

Módulo 10. Conclusão
Autoavaliação.
A Importância do Erro.
Cenários Futuros.

Módulo 11. Sessão-Extra
O que Mudou no Workflow com o Covid-19.

OBJETIVOS GERAIS

A presente ação de formação visa dotar os participantes da capacidade para entender o Fluxo de Trabalho Multimédia como um todo. Das possibilidades de desenho à edição de vídeo, passando pela importância dos efeitos visuais e da utilização eficaz do som, o curso abrange os passos necessários para um resultado efectivo, que possa desencadear processos como a criação de um eBook, a criação de um videoclip, a produção de uma aula nas redes sociais. Porque o segredo está em entender que tudo é Multimédia e o Workflow é o mesmo.

TAXA DE FREQUÊNCIA

100 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

A execução do presente plano de formação preconiza uma metodologia predominantemente demonstrativa e ativa. Será utilizado o método participado e colaborativo, através de sessões online síncronas, de sessões assíncronas, e da distribuição de material de apoio para a realização de várias tarefas onde serão privilegiados o método demonstrativo e o trabalho autónomo, com apoio à distância, visando a aquisição de competências por parte dos formandos que permita a autonomia progressiva na generalização de saberes e novas situações. Todos os formandos deverão ser capazes de concluir um portefólio online, que será objeto de visionamento crítico e da avaliação do formador.

A organização da ação, em ambiente digital, requer que os participantes tenham equipamento informático adequado e acesso a documentação fornecida pelos formadores, designadamente:
– Computador pessoal com o Adobe Creative Cloud;
– Acesso à Internet para a realização de videoconferências e programas gratuitos a indicar pelo formador.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855012 • e-mail: ccardoso@cenjor.pt