FINALIDADE

O mundo digital está em constante transformação. Num cenário em que a competição pela atenção é cada vez maior e deixou de ser exclusiva dos meios de comunicação social, é crucial que os jornalistas entendam e atendam às necessidades do público de maneira eficaz.
Seguindo um modelo de tipificação das necessidades da audiência inicialmente criado na BBC, este curso capacita os participantes não só a desenvolver produtos jornalísticos mais relevantes, envolventes e impactantes, mas também a melhorá-los continuamente.

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se preferencialmente a jornalistas e a quem exerça ou pense vir a exercer outras funções em meios de comunicação social, sobretudo no ambiente digital.

OBJETIVOS

No final do curso, os formandos deverão saber:
– Incorporar um modelo de necessidades da audiência e outros princípios centrados no utilizador nas rotinas jornalísticas
– Alinhar as necessidades da audiência com a visão da organização
– Definir e priorizar objetivos e métricas de sucesso
– Interagir e colaborar com equipas multidisciplinares dentro ou fora da redação

PROGRAMA

1. O quê. Compreender as necessidades da audiência
    a. Definição de necessidades da audiência e a sua importância no Jornalismo;
    b. O modelo BBC das necessidades da audiência e a sua evolução;
    c. Convencer e envolver os decisores a adoptar modelo das necessidades da audiência;
    d. A notícia além do conteúdo, definição holística de produto jornalístico;
    e. O que aproxima o jornalismo da gestão de produto.

2. Porquê. A missão e a visão de uma marca/produto de Jornalismo
    a. Identificar para que serve o (nosso) jornalismo – definições de missão e visão;
    b. Identificar e segmentar a audiência-alvo;
    c. Priorizar segmentos de audiência;
    d. Definir uma estratégia.

3. Quem. Conhecer a nossa audiência
    a. Catalogar conteúdos segundo as necessidades da audiência;
    b. Métodos de pesquisa e recolha de dados;
    c. Dados quantitativos e qualitativos;
    d. Técnicas de mapeamento de jornadas do utilizador;
    e. Descobrir, entender e validar o problema.

4. Como. Colaborar na descoberta do problema ao desenvolvimento de soluções
    a. Trabalhar com uma equipa multidisciplinar;
    b. Alinhamento e comunicação com todas as áreas de negócio;
    c. Definição de objetivos e técnicas de priorização;
    d. Métricas e definição de KPIs relevantes;
    e. Formular e testar hipóteses.

5. Quando e Onde. Iterar, melhorar e maximizar soluções
    a. A importância de entregar valor em pequenos blocos e iterar;
    b. A importância de criar espaço para falhar e aprender;
    c. O loop de feedback: construir, entregar, medir e melhorar;
    d. Definição de hipóteses para experimentação rápida;
    e. Métodos de inovação contínua e adaptação ao feedback do mercado.

INSCRIÇÕES

EMPREGADOS
– Taxa de inscrição fixa (20,00 €), não sujeita a desconto, não reembolsável, a ser paga até 5 dias úteis antes do início do curso. A inscrição só se considera válida após pagamento da taxa de inscrição.
– Taxa de frequência, pagável até ao 1º dia da formação.

No final da formação, todos aqueles que pagaram taxa de inscrição e que tenham terminado com sucesso o curso ficam com um crédito, correspondente à taxa de inscrição, com validade de 12 meses, que pode ser única e exclusivamente utilizado para se inscreverem num novo curso no Cenjor. Ou seja, podem, no prazo de 12 meses, frequentar mais uma ação sem voltar a pagar taxa de inscrição.

DESCONTOS
Desconto de 50% na taxa de frequência para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

DESEMPREGADOS
Os desempregados beneficiam da isenção na taxa de inscrição e de frequência. Para usufruir da isenção deverão apresentar uma declaração, atualizada, confirmando a inscrição no Centro de Emprego.

As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt