FINALIDADE

O workshop de formação em “Estratégia de Conteúdos Multiplataforma para Jornalistas” visa preparar os profissionais da área da Comunicação e Jornalistas para as exigências que os conteúdos para suportes digitais vêm colocar aos profissionais da comunicação social. Os suportes digitais introduziram novas formas de comunicar e de publicar, obrigando os jornalistas a integrar novas competências nos seus processos de trabalho, principalmente ao nível da estratégia.

Este workshop procurará formar e preparar os profissionais da área da Comunicação e Jornalistas para esta nova realidade de comunicação, colocando a tónica na experiência prática, de modo a permitir aos formandos a capacidade de dominar as especificidades da criação de uma estratégia de comunicação nas plataformas digitais como forma de potenciar a sua atividade.

O workshop irá abordar a forma como se deve abordar os suportes digitais e as suas multiplataformas de publicação de informação, incluindo as Redes Sociais.

A criação de uma estratégia de conteúdos para suportes digitais e os diferentes canais, assim como as formas de disseminação serão o foco desta formação.

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder às necessidades de formação dos profissionais da área da Comunicação e Jornalistas que tenham de criar ou lidar com estratégias de conteúdo no seu dia-a-dia.

PROGRAMA

16 H

1. O que é uma estratégia de conteúdos
a. Definição
b. Contextualização da ecologia de conteúdos

2. Porque é necessária uma estratégia de conteúdos
a. Vantagens e desvantagens
b. Tradicional vs Digital

3. Definição de multicanal e omnicanal.
a. Multicanal vs Omnicanal
b. Qual a melhor abordagem num contexto jornalístico

4. Criação de uma estratégia passo a passo
a. Apresentação de diferentes formas de abordar uma estratégia de conteúdos.
b. Acompanhamento passo-a-passo da aplicação de uma estratégia de conteúdos em multiplataformas.

OBJETIVOS GERAIS

No final do workshop, os formandos deverão ter adquirido as seguintes competências, no âmbito do saber-fazer, relativamente à criação de uma estratégia de conteúdos multicanal:

– utilizar da melhor forma todos os canais de distribuição de informação de forma a ter o maior alcance possível da informação criada pelo órgão de comunicação.

TAXA DE FREQUÊNCIA

35 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre em sessões teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e estudo de casos. O curso inclui uma saída para exteriores, que pode ocorrer fora do horário regular das aulas, a acordar com os formandos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt