FINALIDADE

Desenvolver competências no domínio do blogging aplicado ao jornalismo, nomeadamente a capacidade de criar e gerir umblog relevante de jornalismo, compreender os blogs como fonte de informação e o seu papel nas redes sociais.

DESTINATÁRIOS

Este Plano de Formação deverá responder a necessidades de formação de três tipos de destinatários:
– jornalistas com longa experiência, que estão, de um modo geral, há diversos anos a colaborar com publicações, nãotendo tido a oportunidade de frequentar ações de formação com regularidade;
– jornalistas mais jovens, com formação específica sobre diversas matérias/áreas de conhecimento, para os quais, se justifica a frequência de uma ação com características de reciclagem/aprofundamento ou, ainda, de aquisição de conhecimentos.
– jornalistas freelancers com conhecimentos informáticos na óptica do utilizador que não costumam usar plataformas de blogging, em especial para fins jornalísticos.

PROGRAMA

8 H

História do Blogging e principais atores;
Tipos de blogs;
Comprender os Produsers
Shared Hosting vs Self Hosting
Escrita para blogs (Estrutura, Títulos, Texto, etc.);
Integração de ferramentas Rich Media;
As boas práticas do SEO;
Criação e Dinamização de um Blog;
Análise de métricas e indicadores de retorno

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão:
– Conhecer e identificar as principais plataformas de blogging usadas na prática do jornalismo;
– Perceber como dominar essas plataformas para criar matérias de qualidade superior;
– Identificar os novos desafios que se colocam às suas atividades profissionais, tendo em conta a nova realidade
proporcionada pelo jornalismo “anytime, anywhere”;
– Perceber a importância de contar histórias e das abordagens possíveis através de ferramentas transmedia;
– Distinguir os vários suportes onde pode ser encontrada informação, que vão desde sites e blogs, passando por bases de dados ou mesmo redes sociais;
– Identificar algumas das ferramentas e aplicações utilizadas para o tratamento, visualização e divulgação de matérias;
– Aplicar os fundamentos das técnicas apresentadas na produção e edição de conteúdos jornalísticos.

TAXA DE FREQUÊNCIA

20 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Formação em ambiente presencial, em sala, assente numa organização sequencial lógica, funcional, e online, em sessões síncronas.
Nas sessões teórico-práticas presenciais, recurso aos métodos: expositivo (participado), interrogativo e demonstrativo.
Trabalho prático com base na descoberta e role-playing.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt