FINALIDADE

Este curso ambiciona ajudar jornalistas a tirar o melhor proveito das ferramentas de análise de métricas para validar o faro jornalístico e apoiar a tomada de decisões editoriais.
Este não é um curso prático de Google Analytics ou Chartbeat nem tão pouco orientado para análises em tempo real, que propicionam ansiedade ou até burnout e a queda na armadilha da publicação rápida e constante, perdendo-se o silêncio necessário para a reflexão, tanto do público como dos jornalistas.
Com uma abordagem crítica, ponderada e estratégica e com objetivos e métricas definidos, menos pode significar mais. Mais e melhor conhecimento do público, e um jornalismo mais atraente e eficaz.

DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se preferencialmente a jornalistas e a quem exerça ou pense vir a exercer outras funções em meios de comunicação social, sobretudo no ambiente digital.

OBJETIVOS

No final do curso, os formandos deverão saber:
– Entender a importância da análise de audiências no jornalismo e como pode influenciar a tomada de decisões editoriais;
– Identificar os perigos das métricas em tempo real e a necessidade de definir estratégias, objectivos;
– Definir e associar objetivos claros à análise de audiências;
– Avaliar contínua e evolutivamente a análise de audiências e usá-la para melhorar a estratégia.

PROGRAMA

1. Introdução à análise de audiências
    a. Conceitos de audiência e métricas e a sua importância no jornalismo;
    b. Perigos das métricas em tempo real;
    c. Necessidade de definir a alinhar estratégias, objectivos e métricas;
    d. Exemplos de como a análise de audiências pode influenciar a tomada de decisões numa redação.

2. Métricas de audiência e jornalismo
    a. Conceitos de métricas e dimensões;
    b. Tipologias de métricas;
    c. Exemplos de métricas em diferentes plataformas e formatos;
    d. Além das métricas: estudos qualitativos.

3. Definição de objetivos
    a. Importância de definir objetivos claros para a análise de audiências;
    b. Como definir objetivos claros e associar métricas;
    c. Exemplos de objetivos.

4. Tecnologias e Ferramentas de medição
    a. Exemplos de ferramentas de análise de métricas;
    b. Privacidade dos utilizadores, RGPD e ética;
    c. Introdução ao Google Analytics 4.

5. Análise crítica e contínua
    a. Identificação de padrões e tendências;
    b. Contextualização e limitações das métricas;
    c. Avaliação contínua e evolutiva.

INSCRIÇÕES

EMPREGADOS
– Taxa de inscrição fixa (20,00 €), não sujeita a desconto, não reembolsável, a ser paga até 5 dias úteis antes do início do curso. A inscrição só se considera válida após pagamento da taxa de inscrição.
– Taxa de frequência, pagável até ao 1º dia da formação.

No final da formação, todos aqueles que pagaram taxa de inscrição e que tenham terminado com sucesso o curso ficam com um crédito, correspondente à taxa de inscrição, com validade de 12 meses, que pode ser única e exclusivamente utilizado para se inscreverem num novo curso no Cenjor. Ou seja, podem, no prazo de 12 meses, frequentar mais uma ação sem voltar a pagar taxa de inscrição.

DESCONTOS
Desconto de 50% na taxa de frequência para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

DESEMPREGADOS
Os desempregados beneficiam da isenção na taxa de inscrição e de frequência. Para usufruir da isenção deverão apresentar uma declaração, atualizada, confirmando a inscrição no Centro de Emprego.

As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt