FINALIDADE

A literacia dos algoritmos e da inteligência artificial é uma ferramenta fundamental para diferentes profissionais, quer para uso próprio quer na relação com terceiros, pois, por exemplo jornalistas e bibliotecários são também formadores. Esta ação, de caráter exploratório, aborda conceitos fundamentais, explora aplicações, e discute questões éticas pedagógicas. Resulta de uma cooperação entre o projeto IBERIFIER Plus e o projeto Algowatch, financiado pela Comissão Europeia, e visa também validar recursos inovadores, criados por especialistas e que ficarão disponíveis online, em acesso aberto.

DESTINATÁRIOS

Bibliotecários, outros educadores e público em geral que estejam interessados em saber mais sobre algoritmos e inteligência artificial, quer para fins pessoais ou profissionais.

PROGRAMA

1. Introdução à literacia dos algoritmos e da inteligência artificial: definição e evolução.
2. Aplicações da IA em contexto de formação (ex: assistentes virtuais, tutoria inteligente, avaliação e classificação automáticas).
3. Estratégias para abordar conceitos de IA em contextos formais e não-formais.
4. Análise crítica de planos de atividades e recursos (em suportes tradicionais e digitais) associados à literacia dos algoritmos e da inteligência artificial.
5. Questões éticas e sociais relacionadas à IA em contexto de formação (ex: privacidade, viés algorítmico, automação de empregos, equidade e transparência).

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos.

Para mais informações, contactar Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt