FINALIDADE

Se o Quê, Quem, Onde e Quando poderão vir a ser tratados pela Inteligência Artificial, o Como e o Porquê serão sempre trabalho de repórter.
Neste curso, vamos identificar, conhecer e praticar o estilo Jornalismo Literário, dentro do género Reportagem, ouvindo também alguns dos maiores especialistas internacionais, da escrita ao podcast narrativo

DESTINATÁRIOS

Jornalistas em exercício ou em busca de novos rumos, mas também investigadores e docentes nas áreas de jornalismo, literatura ou escrita narrativa.

Destina-se, prioritariamente, a titulares de habilitação superior em qualquer área.

PROGRAMA

25 H

– O que é o Jornalismo Literário; Jornalismo Literário e Reportagem; Jornalismo Literário e Jornalismo Narrativo;
Vamos do clássico aos novíssimos podcasts narrativos;
Do Brasil aos EUA, da Austrália à Polónia e Portugal, lendo e ouvindo os melhores: Hersey (“Hiroshima”); Siobhán McHugh (“The Greatest Menace”); Eliane Brum (“Amazónia”), Susana Moreira Marques (“Agora e na Hora da Nossa Morte”), entre outros

OBJETIVOS GERAIS

Identificar e fruir de trabalhos de jornalismo literário, mas também produzir peças com essas características, tanto em contexto nacional como internacional.
Reconhecer o Jornalismo Literário como antídoto contra fake news e desinformação.

TAXA DE FREQUÊNCIA

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

METODOLOGIA

Expositivo participativo, com discussão e partilha dos trabalhos em sala.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855012 (chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: ccardoso@cenjor.pt

FORMADOR