FINALIDADE

O Adobe Photoshop é a ferramenta de edição, manipulação e composição de imagem mais versátil e utilizada no mercado, fornecendo inúmeros recursos e ferramentas que, quando explorados e utilizados adequadamente, possibilitam, a qualquer pessoa, obter produtos gráficos de elevada qualidade. Este curso aborda os principais menus, paletas e ferramentas de edição de imagem que permitem realizar edições, manipulações e composições gráficas elementares.

DESTINATÁRIOS

Jornalistas, fotógrafos e outros técnicos de audiovisuais e/ou multimédia com currículo adequado aos objetivos do curso.

PROGRAMA

100 H

Programa para edição de imagens bitmap (UFCD 10439 do C.N.Q. – 25 h)
Arquitetura do programa e área de trabalho
Ferramentas de seleção
Ferramentas de retoque e pintura
Manipulação de camadas (layers)
Filtros – galeria e técnicas de aplicação de filtros
Texto – adicionar, selecionar, formatar e modificar texto
Documentos – características das imagens bitmap e formatos para impressão, para ecrã e para a Internet

Programa para edição de imagens bitmap – desenvolvimento (UFCD 10473 do C.N.Q. – 25 h)
Arquitetura do programa informático de edição de imagem bitmap
Ferramentas avançadas para edição de imagem bitmap

Pós-produção fotográfica – avançado (UFCD 9304 do C.N.Q. – 50 h)
Técnicas avançadas de tratamento e composição de imagens
Composição com o uso de camadas
Preparação dos formatos para os diferentes fins a que se destinam
Projeto de pós-produção avançada
Pós-produção aplicada às diferentes áreas da fotografia
Noções de paginação

OBJETIVOS GERAIS

A formação geral em Adobe Photoshop pretende dotar os formandos de conhecimentos e competências necessários para manipular e criar imagens digitais, utilizando, de forma eficaz, as principais funcionalidades do programa Adobe Photoshop.

TAXA DE FREQUÊNCIA

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

A execução do presente plano de formação preconiza uma metodologia ativa em sala de aula, orientada para situações que os formandos possam planear e executar na sua rotina de trabalho. Através do método expositivo participado e, sobretudo, do método demonstrativo, a prática orientada para a edição de peças no contexto de trabalho será sempre executada com acompanhamento presencial do formador. No final dos trabalhos práticos, será feita a análise crítica dos mesmos e dos desempenhos dos formandos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855012 • e-mail: ccardoso@cenjor.pt