FINALIDADE

O Adobe Photoshop é a ferramenta de edição, manipulação e composição de imagem mais versátil e utilizada no mercado, fornecendo inúmeros recursos e ferramentas que, quando explorados e utilizados adequadamente, possibilitam, a qualquer pessoa, obter produtos gráficos de elevada qualidade. Este curso aborda os principais menus, paletas e ferramentas de edição de imagem que permitem realizar edições, manipulações e composições gráficas elementares.

DESTINATÁRIOS

Jornalistas, fotógrafos e outros técnicos de audiovisuais e/ou multimédia com currículo adequado aos objetivos do curso.

PROGRAMA

50 H

Programa para edição de imagens bitmap (UFCD 10439 do C.N.Q. – 25 h)
Arquitetura do programa e área de trabalho
Ferramentas de seleção
Ferramentas de retoque e pintura
Manipulação de camadas (layers)
Filtros – galeria e técnicas de aplicação de filtros
Texto – adicionar, selecionar, formatar e modificar texto
Documentos – características das imagens bitmap e formatos para impressão, para ecrã e para a Internet

Programa para edição de imagens bitmap-desenvolvimento (UFCD 10473 do C.N.Q. – 25 h)
Arquitetura do programa informático de edição de imagem bitmap
Ferramentas avançadas para edição de imagem bitmap

OBJETIVOS GERAIS

Ese curso pretende dotar os formandos de conhecimentos e competências necessários para manipular e criar imagens digitais, utilizando, de forma eficaz, as principais funcionalidades do Adobe Photoshop.

TAXA DE FREQUÊNCIA

100 euros

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

A execução do presente plano de formação preconiza uma metodologia predominantemente demonstrativa e ativa. Será utilizado o método participado e colaborativo, através de sessões online síncronas, de sessões assíncronas e da distribuição de material de apoio para a realização de várias tarefas, onde serão privilegiados o método demonstrativo e o trabalho autónomo, com apoio à distância, visando a aquisição de competências por parte dos formandos que permita a autonomia progressiva na generalização dos saberes a novas situações.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Ana Cristina Vieira – tlf.: 218855004 • e-mail: avieira@cenjor.pt