FINALIDADE

Desenvolver o controlo aplicado da fotometria.

DESTINATÁRIOS

Candidatos com formação em fotografia.

PROGRAMA

20 H

Fotometria geral
Fotometria de luz refletida
As zonas segundo Ansel Adams
Controlo relativo das exposições
Fotometria pontual
Fotometria pontual com suportes digitais

OBJETIVOS GERAIS

(Notas prévias: O controlo das exposições fotográficas atingiu no século XX um nível muito avançado. No sistema analógico, o estudo da ação da luz sobre a prata abrangia, obrigatoriamente, outras avaliações complementares, como as ações químicas na imagem latente.
Ansel Adams, fotógrafo e professor americano (1902-1984) é uma figura incontornável na pedagogia do rigor fotométrico. O Zone System foi a sua principal contribuição para esta prática).
Esta ação de formação pretende revisitar o Sistema de Zonas e compreendê-lo, adaptando-o à fotografia digital.
Terminada a ação, os formandos terão adquirido métodos mais precisos de controlar a luz, a sombra e o contraste no ato fotográfico, antes da pós-produção e edição digitais.

TAXA DE FREQUÊNCIA

50 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso desenvolve-se com permanente recurso ao trabalho exemplificativo, ao método expositivo e ao exercício experimental.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Ficha de inscrição disponível em Candidaturas.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt