FINALIDADE

O curso de Fluxo Fotográfico Digital (Partes I e II) resulta da adaptação dos programas de dois cursos – “Workflow Fotográfico” e “Gestão e Controlo Digital da Cor” –, que integram a oferta formativa do Cenjor na área da Fotografia, de forma a serem ministrados em duas ações de 50 horas, com uma estrutura que permita a sua execução em qualquer parte do país, no âmbito do plano de atividades dirigido à imprensa regional e local.

A finalidade do curso consiste, por um lado, em conferir competências em ferramentas de processamento RAW, edição de imagem e preparação para as mais diversas saídas, enquanto suporte da prática fotojornalística e da reportagem fotográfica; e, por outro lado, aprofundar os conhecimentos teóricos que fundamentam as técnicas de controlo da cor fotográfica e desenvolver aptidões para um trabalho de pós-produção rigoroso e profissional.

DESTINATÁRIOS

Fotógrafos, jornalistas, técnicos de comunicação, colaboradores da área da comunicação e imagem e estudantes de comunicação, jornalismo e tecnologias de produção dos média.

PROGRAMA

50 H

Fotografia digital
Primeiros passos no Bridge e Camera RAW
Processamento de ficheiros RAW, com o Camera RAW

OBJETIVOS GERAIS

No final da ação, os formandos deverão estar aptos a concluir o processo de captura, processamento, edição e preparação de imagens, para os mais variados contextos fotojornalísticos e de reportagem fotográfica.

TAXA DE FREQUÊNCIA

100 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista, sócios da ALFA (Associação Livre de Fotógrafos do Algarve) e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

A formação desenvolve-se em sessões teórico-práticas, com recurso a uma metodologia predominantemente ativa, assente no estudo de casos e nos métodos expositivo participado, demonstrativo e de prática simulada. Será também utilizado o método interrogativo baseado em exercícios práticos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos durante o curso, num processo de avaliação contínua.

Ficha de inscrição disponível em Candidaturas.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855011 • e-mail: ccardoso@cenjor.pt