
Realizam-se nos dias 29 e 30 de março, via Zoom, os webinars Género e Media: diálogos entre a teoria e a prática.
Estes webinários de formação resultam de uma parceria entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o Centro de Investigação em Comunicações Aplicadas, Cultura e Novas Tecnologias (Uni. Lusófona) e o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, e destinam-se a profissionais e estudantes de Comunicação.
Esta iniciativa de formação apresenta um duplo objetivo:
Primeiro, o fomento de um olhar crítico sobre as mensagens (textos, imagens e sons) estereotipadas – na ótica das relações e dos papéis de género – nos conteúdos comunicacionais, nomeadamente jornalísticos, publicitários e/ou de entretenimento.
Segundo, sensibilizar para a importância das pessoas profissionais da Comunicação na desconstrução de estereótipos de género e na erradicação de determinadas invisibilidades, no sentido de produzirem conteúdos que contribuam para a eliminação de práticas de desigualdade nos media e, por conseguinte, para uma maior equidade social.
No dia 29, proceder-se-á a um breve enquadramento histórico, sociológico e político-legal do género, e uma intervenção dedicada especificamente às violências de género e doméstica na comunicação, na qual se abordarão os seguintes tópicos:
• O papel informativo e capacitador da comunicação social na prevenção e combate à violência doméstica e de género;
• A perpetuação de estereótipos e preconceitos através da linguagem mediatizada: sexualização, a neutralidade de género, victim blaming, subestimação, entre outros; Desafios técnicos e éticos.
• A violência online contra as mulheres, nomeadamente as questões da prevalência e da transversalidade, e os mecanismos de prevenção e denúncia de violência sexista em contexto digital.
No dia 30, explorar-se-ão os desafios que se colocam à literacia mediática, focando o papel do jornalismo e dos públicos e as possíveis atividades a desenvolver em contexto profissional e educativo. Proceder-se à, também, a uma análise crítica sobre:
• Perspetivas de género nas notícias – quem faz e quem aparece nas notícias;
• A feminização do jornalismo e desigualdade no acesso aos cargos de chefia;
• A responsabilidade do jornalismo na (des)construção do género;
• O papel dos públicos.
Neste contexto, a CIG, apresentará exemplos de práticas de referência nos meios de comunicação social, especificamente sobre a temática LGBTI, bem como a divulgação de um Guia de boas praticas na prevenção e combate à violência de género e doméstica.
Conheça o Programa dos Webinars
A Inscrição no webinar é gratuita e decorre até 25 de março.
No final da formação será emitido um certificado de participação.
Para informações adicionais, contactar Ana Cristina Vieira – tlf.: 218855004 • e-mail: avieira@cenjor.pt