FINALIDADE

Conferir competências no âmbito da monetização de plataformas de conteúdos, apresentando as diversas opções existentes e como as mesmas se podem implementar.

DESTINATÁRIOS

Pessoas que tenham como ambição a construção de uma plataforma de conteúdos e pretendam monetizá-la.

OBJETIVOS

No final do módulo, os alunos deverão ter claro como montar uma estratégia de monetização de conteúdos, quais as vantagens de cada uma das táticas e como podem conjugá-las.

PROGRAMA

– Introdução à Monetização de Conteúdos Online
    A evolução dos modelos de negócios nos media digitais
    Tipos de conteúdos e as suas potencialidades de monetização.
    Introdução aos principais métodos de monetização: publicidade, assinaturas, vendas de produtos digitais e físicos, parcerias e patrocínios.

– Publicidade e Marketing de Afiliados
    Tipos de publicidade online: display ads, native ads, e publicidade programática.
    • Ferramentas e plataformas para gestão de publicidade.
    • Implementação de estratégias de marketing de afiliados.
    • Medição de desempenho e otimização de campanhas publicitárias.

– Modelos de Assinaturas e Conteúdos Pagos
    • Tipos de paywalls: hard, soft, e freemium.
    • Benefícios e desafios dos modelos de assinatura.
    • Como criar conteúdo de valor que justifique a assinatura.
    • Técnicas para aumentar a taxa de conversão de assinantes.

– Branded Content e Vendas de Produtos Digitais e Físicos
    • Tipos de produtos digitais: e-books, cursos online, webinars, e conteúdos exclusivos.
    • Como criar e vender produtos físicos relacionados ao conteúdo.
    • Plataformas de e-commerce e gestão de vendas.
    • Estratégias de marketing para promover produtos.

– Parcerias, Patrocínios e Crowdfunding
    • Identificação de potenciais parceiros e patrocinadores.
    • Como estruturar propostas de valor para patrocínios.
    • Plataformas de crowdfunding e como utilizá-las.
    • Estratégias para campanhas de crowdfunding bem-sucedidas.

INSCRIÇÕES

EMPREGADOS
– Taxa de inscrição fixa (20,00 €), não sujeita a desconto, não reembolsável, a ser paga até 5 dias úteis antes do início do curso. A inscrição só se considera válida após pagamento da taxa de inscrição.
– Taxa de frequência, pagável até ao 1º dia da formação.

No final da formação, todos aqueles que pagaram taxa de inscrição e que tenham terminado com sucesso o curso ficam com um crédito, correspondente à taxa de inscrição, com validade de 12 meses, que pode ser única e exclusivamente utilizado para se inscreverem num novo curso no Cenjor. Ou seja, podem, no prazo de 12 meses, frequentar mais uma ação sem voltar a pagar taxa de inscrição.

DESCONTOS
Desconto de 50% na taxa de frequência para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

 
DESEMPREGADOS
Os desempregados beneficiam da isenção na taxa de inscrição e de frequência. Para usufruir da isenção deverão apresentar uma declaração, atualizada, confirmando a inscrição no Centro de Emprego.

 
As taxas aplicáveis a este curso referem-se exclusivamente a inscrições individuais realizadas pelos formandos ou entidades empregadoras para cursos programados na atividade regular no Cenjor, e não se aplicam a cursos à medida. Caso pretenda um orçamento para um curso à medida, contacte-nos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 (Chamada para a rede fixa nacional) • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt