FINALIDADE

Conferir competências acrescidas na descodificação das mensagens e do saber-fazer caraterístico dos produtores de conteúdos, de informação e de notícias, bem como potenciar a interação crítica e a reflexão necessária através de métodos ativos.

DESTINATÁRIOS

Comunicadores/facilitadores integrados nas dinâmicas da população do ensino secundário obrigatório (10/16/18 anos), com destaque para PSP e ativos da Escola Segura, Bombeiros, GNR, Proteção Civil, militares, autarcas, assessores, IEFP e outros pelouros da Educação/Comunicação, team leaders em áreas afectas à Comunicação com público jovem.

PROGRAMA

40 H

1. Credibilidade e fidedignidade da informação:
Análise dos conceitos fundamentais sobre produção e consumo de conteúdos;
Intencionalidade da partilha de informação;
Avaliação das fontes vs princípios legais, deontológicos e éticos;

2. Influenciadores digitais, poder e territorialidade:
Poder de influência e responsabilidade dos influenciadores;
Jovens e audiências vulneráveis no universo digital;
Jogos juvenis online (Playbor);
Disputas territoriais online e internalização acrítica de regras sociais.

3. Fake news e verificação online dos factos:
Notícias falsas e/ou manipulativas nos media e/ou redes sociais (Facebook, Twitter) e em outros grupos fechados (WhatsApp);
Intencionalidade da produção e disseminação das fake news;
Liberdade de expressão;
Recursos e plataformas de verificação da informação.

4. Autoria, plágio e direitos de autor na internet:
Análise da atual legislação sobre propriedade intelectual no contexto da UE;
Gestão do plágio e dos direitos de autor nas salas de aula/formação, instituições educativas e contextos laborais;
Consciencialização dos jovens na pesquisa/trabalho escolar vs plágio, consumo da informação online e direitos de autor.

5. Cidadania, igualdade de género e inclusão online:
Os media enquanto pilar fundamental do exercício pleno da cidadania;
Media online, agendas sociais e inclusão;
Questões de género e igualdade num mundo global.

6. Privacidade vs phishing, fraude, comércio eletrónico e internet das coisas:
Uso seguro da internet: plasticidade dos jovens e grupos vulneráveis;
Jogos online e caixas de saque (loot boxes) vs proteção de dados;
Interesses económicos online vs avaliação de plataformas comerciais confiáveis;
Boas e más práticas para um consumo online prudente e atento à fraude/phishing;
Novos desafios e a internet das coisas.

7. Cyberbulling, assédio moral e sexual nas plataformas online:
Grupos vulneráveis ao assédio vs mentalidade e comportamento de matilha (necessidades de pertença da mob mentality);
Responsabilidade moral nas escolhas e interações online;
Misoginia, estereótipos e assédio sexual nas redes sociais; o movimento #metoo em Portugal e no mundo.

8. Publicidade online, conteúdos patrocinados e navegação segura vs ad-blockers:
Impacto da publicidade online em indivíduos/grupos vulneráveis (crianças/jovens, cuidadores infantis, cidadãos seniores); Literacia mediática vs publicidade online;
Uso de ad-blockers e as configurações de conteúdos patrocinados.

9. Discurso de ódio nas redes sociais:
Violência discursiva e suas consequências sociais e individuais;
Uso das redes sociais na construção de identidade própria/encenada, auto-estima e projeção de bem-estar individual/modelo social/político;
Natureza dos discursos e contra-informação online vs ressonância e codificação;
Desconstrução do discurso de ódio e do fluxo de empatia.

10. Literacia digital dos pais, cuidadores infantis e juvenis, professores e jovens trabalhadores. Apresentações temáticas:
Análise e avaliação das ferramentas e competências digitais em vários sectores (cada formando deverá elaborar e partilhar a sua pesquisa vs os presentes conteúdos programáticos assegurando 50 minutos de sessão e respetivo debate, evitando a repetição de temas e/ou ângulos de abordagem.

OBJETIVOS GERAIS

Atuar como mediadores assertivos entre os jovens e o seu consumo/produção de conteúdos, informação e/ou notícias, através da dúvida metódica sobre a intencionalidade das partilhas, a pesquisa de fontes e as regras legais, éticas e deontológicas que regulam a liberdade de expressão e os direitos autorais num mundo global.

METODOLOGIA

Prática simulada, role-playing, descoberta e estudo de casos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar Ana Cristina Vieira – tlf.: 218855004 • e-mail: avieira@cenjor.pt

Página oficial: https://mediacoach.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/MediaCoach.pt/