FINALIDADE

Identificar e aplicar as técnicas de produção de reportagens de televisão de pequena e média duração.

DESTINATÁRIOS

Jornalistas de imprensa, rádio e multimédia que desejem desenvolver a valência da reportagem televisiva; fotógrafos e profissionais das áreas técnicas e da produção de informação televisiva; candidatos que tenham frequentado o Ateliê de Jornalismo Televisivo do Cenjor e/ou estágios profissionais na área da televisão.

PROGRAMA

50 H (UFCD 9379 do C.N.Q.)

Reportagem vs Documentário
Tipologias da reportagem
Estrutura narrativa das várias tipologias da reportagem
Reportagem
Fases da produção de uma reportagem

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão saber:
– Diferenciar reportagem e documentário;
– Identificar as seis perguntas básicas: o quê, quem, quando, como, onde e porquê;
– Conceber, produzir e realizar uma reportagem, selecionando factos segundo critérios de importância, interesse e noticiabilidade;
– Identificar as características de ordem técnica, formal e expressiva relativas à recolha de notícias para televisão.

TAXA DE FREQUÊNCIA

100 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Método expositivo participado e interrogativo. Método demonstrativo. Método da descoberta. Jogos pedagógicos. Trabalho de grupo.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855012 • e-mail: ccardoso@cenjor.pt

DURAÇÃO

50h

TAXA DE FREQUÊNCIA

100€