FINALIDADE

No sentido de dar resposta à procura cada vez maior de um curso desta natureza, o Cenjor propõe uma ação de formação pioneira e original indo de encontro a um público-alvo já com valências na área do audiovisual nos seus variados modos, mas que quer evoluir no objetivo Documentário.

Este curso tem como objetivo primordial a aprendizagem das técnicas necessárias à produção e realização de documentários em vídeo, desde a ideia original, passando pelo planeamento e produção, captação de imagem, edição e estrutura narrativa. É, portanto, um projeto ambicioso a vários níveis que se pretende inédito na sua estrutura, completo no seu programa, contemporâneo nos seus métodos de formação.

O objetivo terminal do curso consiste na apresentação de um registo audiovisual em forma de documentário que cumpra os objetivos traçados pelos formadores em termos de qualidade e evolução das técnicas apreendidas pelos formandos.

Mais do que isso, pretende-se a criação de conteúdos em registo de documentário que tenham saída em termos profissionais, pois os trabalhos serão contextualizados à luz do que procuram os principais canais de televisão com interesse neste registo e também os variados festivais e mostras existentes.

DESTINATÁRIOS

O curso terá como pré-requisito principal a condição do candidato à sua frequência ter já frequentado, pelo menos, um curso do Cenjor na área da Televisão.

O processo de seleção dos participantes implicará, para além da análise curricular, a realização de uma entrevista, com o objetivo de garantir uma maior homogeneidade nas turmas, contribuindo para um melhor funcionamento das ações de formação.

PROGRAMA

100 H

Produção
Escrita e Narrativa Audiovisual
Argumento e Guião
Captação de Imagem
Edição, Pós-Produção de Vídeo e Realização
Grafismo e Composição de Imagem
Trabalho Final: Produção de Documentário

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão estar aptos a:
– Identificar e executar as técnicas de edição de imagem digitais, montagem e edição de som;
– Identificar os conceitos de narrativa visual, planos e enquadramentos;
– Identificar e utilizar as ferramentas e funcionalidades do programa Adobe Premiere CC;
– Identificar e aplicar as técnicas de produção e investigação inerentes à elaboração de um documentário;
– Identificar e aplicar as técnicas de Efeitos Digitais de Imagem;
– Editar no Adobe Premiere CC em Alta Definição (HD);
– Executar importação e exportação de imagem em HD;
– Identificar os conceitos de Escrita Jornalística e Deontologia;
– Identificar e aplicar as técnicas de captação de imagem;
– Identificar e aplicar as técnicas do guião e estruturas narrativas;
– Identificar e aplicar os conceitos de Realização e Pós-Produção Vídeo;
– Utilizar as ferramentas de Grafismo em imagem;
– Dominar a construção e estrutura do registo Documentário no contexto da produção audiovisual.

TAXA DE FREQUÊNCIA

250 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

Serão aplicados métodos de formação e trabalho em registo de role playing, atuais e contemporâneos, contando para isso com os equipamentos em alta definição disponíveis no Cenjor. Serão utilizados, designadamente: sala de formação multimédia com um computador para cada formando e projetor de vídeo; equipamento individual de captação de áudio e vídeo; e software de edição de vídeo (Adobe Premiere CC).

As turmas serão compostas por 12 formandos, sendo divididos em grupos de 3 elementos para a realização do trabalho final. A organização das tarefas em cada grupo será da responsabilidade dos formandos com a direção do formador, pretendendo-se criar uma dinâmica de trabalho profissional em cada grupo, com distribuição das diferentes tarefas e responsabilidades a que a realização de um documentário vai obrigar.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A avaliação dos formandos assentará, essencialmente, na avaliação do documentário produzido como trabalho final da ação, tratando-se de um produto único e acabado. A avaliação conjunta dos trabalhos será da responsabilidade do grupo de formadores, que terão também em conta a evolução dos formandos na aquisição das competências visadas em cada módulo.

Nos casos em que os formandos obtenham a classificação final mínima de “Suficiente”, será emitido um Certificado de Formação Profissional atestando a conclusão da ação com aproveitamento.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Conceição Cardoso – tlf.: 218855012 • e-mail: ccardoso@cenjor.pt