FINALIDADE

O curso de Iniciação ao Jornalismo Radiofónico pretende proporcionar aos participantes uma visão global sobre o meio rádio e o domínio das técnicas de comunicação radiofónica que se consideram essenciais, não só para o trabalho em rádio, mas também para tirar o melhor partido da componente áudio de qualquer comunicação multimédia.
Esta ação de formação visa, especificamente, dotar os formandos com as competências para selecionar, escrever e editar digitalmente os diversos géneros jornalísticos, de acordo com a linguagem e o estilo do meio radiofónico.

DESTINATÁRIOS

Jornalistas que pretendam adequar às especificidades do meio rádio a experiência profissional detida noutro tipo de suportes; Recém-licenciados ou finalistas de cursos de nível superior na área do Jornalismo ou da Comunicação.

PROGRAMA

100 H

Deontologia e Fontes de Informação
Voz, Fala e Comunicação
Linguagem e Escrita Radiofónica
Captação e Edição de Som
Notícia, Noticiários e Jornais Radiofónicos
Entrevista
Reportagem
Simulador Final: Produção de Jornais

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão dominar as seguintes competências:
– Identificar as regras deontológicas que regulam o exercício da atividade jornalística;
– Reconhecer as potencialidades da voz e desenvolver uma atitude natural de comunicação;
– Definir a noticiabilidade de acontecimentos, segundo critérios de avaliação jornalística;
– Recolher informação junto de fontes, utilizando as técnicas e o equipamento apropriados;
– Redigir notícias de acordo com as regras da escrita jornalística e em linguagem específica do meio Rádio;
– Produzir entrevistas e reportagens, segundo as técnicas e a estética do jornalismo radiofónico;
– Editar (montar) os seus trabalhos em equipamento digital;
– Dinamizar e apresentar em estúdio noticiários sucintos e o “jornal falado”.

TAXA DE FREQUÊNCIA

260 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

A ação preconiza a adoção de métodos ativos, assentes na descoberta e no role-playing, adequados ao envolvimento dos formandos em atividades e tarefas semelhantes às que se efetuam no exercício do jornalismo profissional.
A ação decorrerá em sessões teórico-práticas, em que será utilizado o método expositivo para a transmissão dos conteúdos programáticos e das técnicas básicas e se privilegiará a animação dos formandos em sala e em estúdio, incluindo a realização de exercícios de captação de som no exterior, em contexto de reportagem.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

100h

TAXA DE FREQUÊNCIA

260€