FINALIDADE

Aquisição das competências essenciais para a preparação e condução de espaços de animação radiofónica, em função do perfil da rádio e do público-alvo. O objetivo é que, no final da ação, cada formando tenha sido capaz de conceber, produzir e apresentar no estúdio de rádio um programa de 30 minutos, incluindo a escrita dos textos, o lançamento de conteúdos (entrevistas, sons de reportagem ou outros) pré-produzidos e a seleção e colocação de músicas.

DESTINATÁRIOS

Jornalistas, técnicos de comunicação, animadores de rádio, animadores culturais, estudantes da área da Comunicação e, de uma forma geral, todos os produtores de conteúdos áudio que necessitem de adquirir ou aperfeiçoar as suas competências ao nível da comunicação e da conceção e apresentação de programas.

PROGRAMA

60 H

Captação e Edição de Som
Conceção e Produção de Programa
Animação de Emissão

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão dominar as seguintes competências:
– Operar os equipamentos digitais de captação e edição de som e identificar o seu papel e potencialidades na produção radiofónica;
– Conhecer o perfil do público-alvo e trabalhar em função do mesmo;
– Conceber e produzir uma proposta de programa, com objetivos definidos, público que se pretende atingir, tipo de música e duração prevista, concretizando essa proposta em antena;
– Assumir uma postura adequada ao microfone, eficaz e clara, explorando a expressividade da fala, usando a voz corretamente e evitando sons que possam constituir ruído;
– Auto-operar o estúdio de rádio e o programa de gestão da emissão;
– Gerir a emissão em estúdio de acordo com os conteúdos e tempos previstos para o espaço de animação.

TAXA DE FREQUÊNCIA

180 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

A ação preconiza a adoção de uma metodologia predominantemente ativa, assente nos métodos demonstrativo, da descoberta e role-playing, privilegiando a animação dos formandos em sala e em estúdio, a simulação pedagógica e a escuta crítica dos desempenhos.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt

DURAÇÃO

60h

TAXA DE FREQUÊNCIA

180€