FINALIDADE

Desenvolver competências e aperfeiçoar conhecimentos no domínio das linguagens digitais e formas de melhor criar reportagens e outra narrativas em suportes digitais.

DESTINATÁRIOS

Pessoas da área do Jornalismo ou da Comunicação que procurem preparação para realizar reportagens e dossiês multimédia. De preferência que já tenham frequentado os Ateliês, Aperfeiçoamento ou curso de Escrita para Suportes Digitais.

PROGRAMA

25 H

As linguagens do digital: Texto, som, imagem fixa, vídeo, infografia/multimédia
A narrativa online
Interatividade
Usabilidade
Estratificação da informação na Web
Escrita por blocos e pirâmide invertida
Titulagem e legendagem
Planificação e pré-produção de uma reportagem multimédia

OBJETIVOS GERAIS

No final do curso, os formandos deverão:
– Compreender a produção jornalística para a Web, integrando texto, som, imagem, vídeo e interatividade;
– Criar conteúdos de acordo com as regras do meio;
– Conceber, planificar e pré-produzir uma reportagem multimédia para publicação online, integrando os vários média disponíveis (texto, imagem, som, vídeo e interatividade).

TAXA DE FREQUÊNCIA

50 euros.

Desconto de 50% para portadores de título profissional de jornalista e para outros profissionais dos média que apresentem declaração da entidade empregadora comprovativa da atividade atual.

Os desempregados beneficiam de isenção da taxa de frequência, para o que deverão apresentar declaração do Centro de Emprego.

METODOLOGIA

O curso decorre em sessões teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e estudo de casos. O curso inclui um trabalho prático.

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

Para mais informações, contactar a secretária do curso – Fátima Gonçalves – tlf.: 218855011 • e-mail: fgoncalves@cenjor.pt